26/02/2026
Encontro debateu aprovação de ata, apresentação de atividades institucionais, nova instrução normativa sobre resíduos sólidos e o projeto Expopim 4.0
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta quarta-feira (25/02), sua 357ª Reunião Ordinária de Diretoria, com participação presencial e por videoconferência. O encontro, conduzido pelo Presidente Executivo da entidade, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e contou com a participação na mesa diretora do Conselheiro Emérito e Coordenador Suplente da Comissão CIEAM de Relacionamento Internacional, Iuquio Ashibe, e do Coordenador da Comissão CIEAM de Comércio Exterior, Celiomar Gomes.
Para debater a pauta técnica, a entidade recebeu o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço Feitoza, e da analista ambiental Maria do Carmo Neves, que abordaram a Instrução Normativa nº 001/2026. A normativa regulamenta a renovação automática da Licença de Operação (LO) para atividades industriais que possuam Sistema de Gestão Ambiental (SGA), além de tratar de diretrizes relacionadas à gestão de resíduos sólidos.
O Presidente Executivo do CIEAM destacou a importância do alinhamento entre o setor produtivo e os órgãos ambientais.
“Estamos avançando em pautas estratégicas que unem competitividade e responsabilidade socioambiental. A regulamentação que trata da renovação automática da Licença de Operação para empresas com Sistema de Gestão Ambiental representa um passo relevante na desburocratização, sem abrir mão do rigor técnico. O CIEAM seguirá atuando como ponte entre a indústria e o poder público, buscando soluções que assegurem segurança jurídica, eficiência operacional e sustentabilidade para o Polo Industrial de Manaus”, afirmou Lúcio Flávio
O encontro ainda contou com a apresentação do projeto Expopim 4.0, feita pelo diretor executivo do Instituto Somar Amazônia, Orsine Junior. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da indústria local por meio da inovação e da integração de tecnologias.
O CIEAM reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses da indústria amazonense, promovendo diálogo direto, alinhamento institucional e encaminhamentos objetivos para os temas estratégicos do setor.
© 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.