CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Gás se espalha pelo PIM

  1. Principal
  2. Notícias

27/07/2020

Fonte: JCAM

O gás natural chegou a novas indústrias no ano de 2020, chegando a 56 empreendimentos industriais atendidos pela rede de distribuição de gás natural no Amazonas. PCE, PAM Plásticos e Argamassa João de Barro se juntaram a empresas como Moto Honda, Samsung, Ambev, entre outras dezenas no Polo Industrial de Manaus. Elas são beneficiadas pelo combustível com uma das tarifas mais competitivas do Brasil, de acordo com boletim de abril do Ministério de Minas e Energia.Conforme a quarta edição do Boletim de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, referente ao mês de abril deste ano, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apresentou a segunda menor tarifa do país no segmento industrial. Para as indústrias do PIM, que utilizam o gás natural em diferentes processos, como geração de vapor, aquecimento, secagem e outros, a economia pode atingir 45%, na comparação com o combustível anteriormente utilizado por essas empresas.

REDE

Presente em praticamente todas as vias do Distrito Industrial de Manaus, a rede de distribuição de gás natural possui 137 quilômetros de extensão, permitindo que cada vez mais industrias possam se beneficiar das vantagens do gás natural. Neste ano, até junho, foram distribuídos em média diária mais de 112 mil metros cúbicos de gás natural, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

AS EMPRESAS

Entre as 183 empresas no cadastro da Superintendência da Zona Franca de Manaus com potencial de consumo de gás natural, 30% já foram atendidas pela Cigás. Estas, no entanto, são responsáveis por 74% de todo o volume médio diário demandado no segmento, segundo levantamento da Companhia.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House