CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Gás natural mais popular

  1. Principal
  2. Notícias

18/04/2022

Marcelo Peres

O uso de gás natural ganha maior importância para suprir as necessidades do segmento no Amazonas, prometendo menos gastos nas atividades da indústria e do comércio em geral. A expansão do setor já é visível no Estado. Fábricas, restaurantes, além de pequenos e grandes negócios, vêm cada vez mais optando pelo uso do combustível.

Principal referência na rede de distribuição do insumo, a Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) anuncia investimentos de pelo menos R$ 34 milhões na expansão da rede, possibilitando que outros clientes tenham acesso aos serviços. Serão construídos mais 38,6 quilômetros de malha de gasodutos de Manaus, levando a canalização para vários bairros em diferentes zonas da cidade.

"Os investimentos a serem realizados pela companhia, neste ano de 2022, visam contribuir para que este combustível se torne cada vez mais acessível à população amazonense e para o desenvolvimento do mercado local de gás natural", ressalta o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar.

Segundo ele, a grande meta é fortalecer mais ainda os ambientes de negócios na região, numa época em que outros derivados de petróleo atingem maiores preços, impactando praticamente em todos os segmentos das atividades econômicas. E o gás natural se consolida como uma fonte alternativa para proporcionar mais economia nas operações das empresas no Amazonas.

Marino Silva, engenheiro de petróleo e gás, vê como boa opção a expansão da rede distribuidora de gás natural. Porém, avalia que o setor ainda é incipiente para atender a uma demanda que cresce a cada dia na cidade. "Os serviços devem demandar mais investimentos para oferecer a contrapartida adequada ao mercado consumidor", diz.

De acordo com a Cigás, para a ampliação da malha de gasodutos, são realizados estudos de viabilidade econômica e de prospecção de potenciais consumidores. Atualmente, a companhia possui 9,6 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação, informa.

Extensão

E ainda: a rede de distribuição de gás natural conta, hoje, com 182 quilômetros de extensão. Os novos investimentos na infraestrutura de distribuição se somarão a ações do governo do Estado que vêm sendo executadas para potencializar o ambiente de negócios no segmento de gás natural no Amazonas, garante a companhia.

Os investimentos são expressivos (números da empresa). Eles totalizaram R$ 642 milhões de 2010, quando tiveram início as suas operações, até o ano passado, segundo a companhia. Em 2021, foram comercializados, em média, 5,2 milhões de metros cúbicos por dia. Consumidores avaliam como mais vantajoso o uso do gás natural no lugar de combustíveis mais poluentes, como diesel, gasolina e óleo.

"Consegui economizar. E hoje aproveito esse excedente para ampliar mais ainda os meus negócios, contratar novos trabalhadores, oferecendo um cardápio com mais opções aos clientes", diz Mônica Alves, proprietária de um restaurante especializado na gastronomia regional.

Segundo a Cigás, outro ganho ambiental com o uso de gás natural na região foi a retirada de circulação do trânsito de Manaus de mais de 300 carretas de combustível líquido por dia. Os benefícios decorrentes foram a redução da emissão de CO2, diminuição de substâncias poluentes e a melhoria da qualidade do ar, diz a companhia.

A Cigás ressalta que adota um método inovador de construção, denominado não destrutivo, que não requer a abertura de grandes valas. "Ao invés disso, é feito um furo com uma máquina do tipo perfuratriz, a cada 100 metros aproximadamente, possibilitando que a rede seja implantada sob a superfície de ruas e avenidas, sem causar maiores transtornos", informa a assessoria da empresa.

Em geral, a expansão da rede acontece sempre no período noturno para não tumultuar o trânsito de Manaus, hoje um dos mais congestionados do Brasil.

Canalização vai atender vários bairros de diferentes zonas de Manaus, oportunizando que mais pessoas se beneficiem.

Fonte: Jornal do Commercio

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House