06/06/2014
Com o objetivo de discutir e buscar soluções para a melhoria do sistema logístico brasileiro, a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) e a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), firmaram parceria para a realização do debate.
A deputada federal Rebecca Garcia, salientou que o potencial logístico sempre foi pouco privilegiado, mesmo se tratando de uma região que enfoca o Polo Industrial brasileiro.
“A indústria ganha incentivos, mas sofre com o escoamento da produção, pois pouco foi feito pela infaestrutura logística. Seria interessante que o mercado brasileiro competisse com países como o México e o Caribe, através do investimento na logística amazonense. Por isso vamos ouvir especialistas sobre os estudos feitos para viabilizar o escoamento da produção”, afirmou.
Para Conceição Sampaio o tema é de urgência para o Estado e agradeceu em nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), à Câmara Federal e à deputada Rebecca Garcia, pela realização dessa discussão de fundamental importância para o Amazonas e para o País.
“É preciso investir também em infraestrutura e não só na Zona Franca, porque o escoamento da produção é um sério gargalo para o Amazonas”, afirmou, comemorando a aprovação, em segundo turno, da PEC da Zona Franca na última quarta-feira (4).
Estudo realizado
O doutor em Logística e coordenador nacional do Plano Brasil de Infraestrutura Logística (PBLog), Jorge Campos, citou estudo realizado sobre a logística brasileira.
“Entre as propostas do PBLog estão a conexão Oceano Atlântico-Oceano Pacífico e a efetiva utilização da BR 080 (Manaus-Brasília), que vai ligar Manaus ao restante do país, pois uma cidade que não cria uma infraestrutura para mobilidade de pessoas e produtos não se desenvolve”, afirmou.
A audiência reuniu ainda alunos da Universidade Federal Amazonas (Ufam), Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Força Sindical do Amazonas e do Conselho Regional de Administração (CRA-AM).
Fonte: Amazonas Em Tempo