CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Fumaça pode voltar

  1. Principal
  2. Notícias

30/10/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Os amazonenses devem se preparar para enfrentar mais calor e fumaça pelos próximos dias por conta dos efeitos meteorológicos intensos do fenômeno El Niño, que provoca secas mais rígidas em algumas regiões e chuva em outras. O alerta é do secretário adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Denis Sena.

Segundo ele, focos de queimada em municípios do Baixo Amazonas e Região Metropolitana de Manaus resultaram na densa fumaça que cobria o céu da capital amazonense na manhã de ontem. Uma massa de ar quente e úmida trouxe o fenômeno com mais intensidade, disse. “Essa fumaça ocorre em razão dos focos de queimadas em municípios do interior e entorno de Manaus que migrou e aqui ficou confinada, em razão do aquecimento dos alísios, que são ventos de leste para oeste. Essa concentração ocorre com mais forte nas primeiras horas da manhã e se dissipa ao longo do dia”, explicou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre a última sexta feira e domingo, foram registrados 143 focos de queimadas em todo o Estado, sendo Manaquiri o município mais afetado por incêndio em vegetação. “Nós observamos em cima disso, que há um processo natural de queimadas e outros focos são criminosos. Trabalhamos e estamos atuando em cima desses focos de queimadas criminosos, reprimindo, autuando e fazendo com que os infratores cessem as ações nesse período para que esse fenômeno não seja tão intenso como nos anos passados. Nós temos hoje um processo de controle em razão dos mapas de satélite e direcionamos nossas atividades pontualmente para os focos de calor quando detectamos via satélite”, afirmou Denis Sena, em coletiva de imprensa no fim da manhã de ontem, em Manaus.

FOCOS DE INCÊNDIO

Diferentemente dos anos anteriores, quando o sul Estado se destacava com o maior índice de focos de calor captados por satélites, neste ano municípios da mesorregião do Centro Amazonense, como Manaquiri, Nhamundá. Maués e Presidente Figueiredo são os que mais concentram focos registrados.

De 1º a 29 de outubro, somente em Manaquiri foram registrados 1521 focos pelo Inpe. Manacapuru aparece com 932; Itacoatiara 554;Rio Preto da Eva com 170 e Manaus registrou 159. Durante o mesmo período do ano passado, Lábrea somava 1.741, seguida por Itacoatiara com 495 focos, Manaus com 151; Manacapuru com 120 e Rio Preto da Eva somava 136.

“O sul do Estado era o ponto nevrálgico da situação de queimadas e, como nós antecipamos desde junho as operações, conseguimos reduzir praticamente as queimadas nessa localização. Já direcionamos nossas equipes para esses municípios que estão acima do normal”, destacou.

Um total de 40 homens formam equipes mistas de instituições como Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Batalhão Ambiental, Polícia Civil, Defesa Civil e prefeituras municipais, que estão em campo na ação de combate e prevenção às queimadas.

Seca prolongada

Por conta do ElNiño, a estiagem na região, disse Denis Sena, pode se prolongar. “Pode ser que este período de estiagem realmente se prolongue(...) Isso demanda um estudo de pelo menos três meses para saber como vão se comportar as águas do oceano Pacífico, mas pode ocorrer sim”,enfatizou.

143

É o número de focos de queimadas registrados no Amazonas entre sexta e domingo, conforme dados disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Como denunciar as queimadas criminosas

O secretário adjunto da Sema enfatizou também que as queimadas não são totalmente suprimidas por lei, entretanto a ação exige uma autorização expedida somente pelos órgãos ambientais sob rígido controle. Além disso, disse ele, a cultura da queima de folhas e resíduos também é outro fator que aumenta a poluição do ar. “Nesse período, o produtor rural utiliza muito o processo de queimada para limpar o pasto e esse tipo de atitude pode ser autorizada, mas muitas são feitas ao arrepio da lei, longe da vigilância do poder público causando prejuízos à sociedade”, lamentou.

Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de janeiro a setembro deste ano, foram registradas em Manaus 278 denúncias de queimadas contra 302 do mesmo período do ano passado.

A população pode denunciar as ações criminosas pelo telefone 0800-092-2000, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O denunciante deve indicar a autoria da queimada, assim que registrada a queixa. Já em caso de incêndios em área verdes ou terrenos baldios, a recomendação é nunca agir sozinho e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

OMS: 93% das crianças respiram poluição

Relatório divulgado ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que 93% das crianças e adolescentes respiram ar com nível de partículas finas acima do que é considerado recomendável para a saúde.

A publicação do relatório antecede a realização da Primeira Conferência Global da Organização Mundial de Saúde sobre Poluição do Ar e Saúde, que começa amanhã na Suíça. O tema do encontro é "Melhoria da Qualidade do Ar, Combate às Mudanças Climáticas". Nos países com renda baixa e média, 98% dos menores de cinco anos são expostos a níveis maiores do que é recomendado para a saúde, enquanto nos países de renda elevada, o percentual é de 52%.Na África e no Mediterrâneo Oriental, 100% das crianças com menos de cinco anos estão expostas a níveis acima do recomendável.

Na América, países de renda baixa e média, como o Brasil, expõem 87% das crianças menores de cinco anos a esses níveis de partículas finas. Além da poluição das grandes cidades, as crianças muitas vezes estão expostas a partículas geradas dentro de suas próprias casas, provocadas pela queima de combustíveis como carvão e querosene.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House