06/11/2013
O laboratório irá inovar em muitos aspectos, abrindo para outros segmentos da indústria, como explica o coordenador do projeto e gerente da Qualidade do Centro de Laboratórios da Fucapi, José Zanirato “o diferencial está em abraçar todos os segmentos atuantes no PIM, do polo de duas rodas a eletroeletrônicos. Iremos disponibilizar uma nova forma de serviços. É apenas a etapa inicial de um projeto que não tem similar em Manaus. A parceria com a Hexagon, apenas começou, os planos são para a chegada de mais equipamentos de acordo com a demanda.” A infraestrutura conta com equipamentos de medição tridimensional por contato, ótica e laser. A equipe é altamente especializada, uma vez que os técnicos receberam treinamento operacional da própria Hexagon.O resultado será o controle total das empresas sobre os processos, aumentando a eficiência e a qualidade dos produtos manufaturados.
A parceria Fucapi/Hexagon é bem vinda para ambos os lados “a Hexagon cedeu os equipamentos em forma de comodato, usará nosso nome e know-how, e em contra partida nos disponibilizará a tecnologia, pois a empresa enxergou vantagens em trabalhar com a Fucapi. A parceria nos trará novos clientes e a Hexagon terá seu nome agregado a uma instituição reconhecida. Iremos trabalhar em dois viés, no início estaremos voltados mais a prestação de serviços para as empresas do PIM, mas breve abriremos para turmas de alunos de engenharia mecânica da própria Fucapi. Não será um laboratório aberto, pois teremos somente nossos professores orientadores que irão garantir a confidencialidade do que for analisado no laboratório” resume o coordenador.
Diminuindo custos e impacto ambiental
Os equipamentos que estarão disponíveis no laboratório são de ponta e sua utilização agregará valor ao que for produzido “não faremos só análise dos produtos prontos. O laboratório fará o acompanhamento das peças desde o design até o descarte, acompanhando o ciclo de vida completo do produto. Hoje há uma cobrança para se desenvolver produtos ambientalmente corretos, os estudos da Fucapi visam minimizar o impacto ambiental e reduzir o volume de desperdício, gerando economia. Baratear o processo torna o produto mais competitivo. Uma das formas de diminuir esse impacto ambiental, está na virtualização dos processos fabris. Hoje não é preciso construir um protótipo em tamanho real, podemos fazê-lo virtualmente” conta Zanirato.
A Hexagon
A Hexagon Metrology oferece uma abrangente gama de produtos e serviços para todas as aplicações em metrologia industrial em setores como o automotivo, aeroespacial, energia e médico, com informação prática sobre medição, junto com o ciclo de vida completo de um produto –desde o desenvolvimento e design até a produção, montagem e inspeção final. Com mais de 20 instalações fabris e 70 Centros de Precisão para serviços e demonstrações, e uma rede de mais de 100 parceiros de distribuição nos cinco continentes, a Hexagon capacita os clientes a controlarem totalmente os seus processos de manufatura, melhorando a qualidade dos produtos e aumentando a eficiência nas instalações fabris em todo o mundo.
Fonte: JCAM