25/09/2013
Segundo o diretor de Educação, Niomar Pimenta, as empresas do Polo Industrial de Manaus, por sua natureza, utilizam bastantes processos automatizados em suas linhas de montagem. Um dos processos mais utilizados é o de montagem automática de componentes.
“Nesse sentido, o laboratório de SMT que a FUCAPI montou com a Fuji tem como objetivo capacitar profissionais para esse tipo de atividade. Essa é uma qualificação bastante procurada pelas empresas, que encontram sérias dificuldades em conseguir profissionais com esse conhecimento específico”, informou Pimenta.
O diretor disse ainda que do ponto de vista de seu papel institucional, a FUCAPI, com os cursos e treinamentos que realizará nesse laboratório, propiciará aos seus alunos, uma qualificação adequada para conseguir empregos mais bem remunerados. “Por outro lado, os cursos possibilitarão que os profissionais capacitados utilizem as máquinas com maior eficiência, melhorando suas produtividades”, disse.
O laboratório funciona como um espaço de treinamento, simulando um ambiente fabril adaptado às condições de uma escola. “Portanto, a ideia é que o aluno se sinta em um ambiente industrial, aprendendo como se estivesse produzindo, se familiarizando com equipamentos que ele irá manipular todos os dias”, frisou Pimenta.
Dessa forma, o laboratório contribuirá para que o impacto da entrada dos funcionários em um ambiente fabril seja bem menor para os mais jovens e que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Para os que já estão trabalhando, será a oportunidade de uma reciclagem. E para aqueles que atuam em outras áreas que exigem menos conhecimento, também será a oportunidade de se desenvolver e crescer profissionalmente dentro das empresas”, destacou o diretor.
O gerente geral da filial Manaus da Fuji do Brasil , Heliomario Duarte, destacou que essa iniciativa é bastante positiva para a qualificação de recursos humanos para o Polo Industrial de Manaus, principalmente para a indústria eletroeletrônica.
“A área de SMT é fundamental para a indústria local. Nesse sentido, a parceria da Fuji com a FUCAPI é importante, pois traz para a escola o ambiente da fábrica. Esse laboratório é inédito em nível de região Norte e detém tecnologias inglesa, japonesa e americana”, afirmou.
Sobre a Fuji do Brasil
Fundada em 1995, a Fuji do Brasil iniciou todo um projeto para oferecer equipamentos e serviços de alta qualidade, da Fuji Machine Mfg. Co. Ltd., a todas as empresas que estavam carentes no mercado de montagem de placas de circuito impresso com tecnologia de montagem em superfície (SMT). Em Manaus, a Fuji está instalada há 17 anos.
Fonte: Portal Amazonas Notícias