CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Frente Parlamentar de Recuperação Econômica da CMM inicia os trabalhos

  1. Principal
  2. Notícias

19/05/2021

Fonte: EM TEMPO

Marcella Fernandes

Manaus - Foram inaugurados oficialmente, nesta terça-feira (18), os trabalhos da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos Impactos Causados pela Pandemia da Covid-19 (Frenpre) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Presidida pelo vereador Diego Afonso (PSL), a cerimônia de abertura das atividades se deu na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial, e trouxe debates sobre a relevância do modelo da autarquia para a sustentação econômica do Estado.

O evento teve duração de uma hora e baseou-se apenas na breve discussão de possíveis iniciativas voltadas à indústria e comércio de Manaus e do Amazonas.

Dos 13 membros da Frente, estiveram presentes apenas os vereadores Diego Afonso, como presidente, o vice-presidente Lissandro Breval (Avante), Amom Mandel (Podemos) e João Carlos (Republicanos).

Na ocasião, foi apresentado um vídeo explicativo destacando os objetivos da Frenpre e as causas de medidas de restrição de circulação e racionamento de atividades não essenciais como fatores negativos para a economia local.

A reunião teve início com a fala do Superintendente da ZFM, general Algacir Polsin, que destacou a necessidade de iniciativas voltadas à união de forças para a defesa do atual modelo utilizado pelo Polo Industrial de Manaus.

“Tudo isso é possível de uma única maneira: integrando ações de vários atores. Por minha experiência profissional no exército na Amazônia, não é possível fazer nada sozinho. Os recursos destinados à prefeitura e estado dependem deste modelo, e temos que reforçar nossas ações e compensar nossas deficiências. Essa sinergia vai gerar grandes resultados, mas é algo que depende de todos nós”, afirmou Polsin ao início do evento.

A importância da Zona Franca

O presidente da Frenpre, Diego Afonso, enfatizou que a cidade de Manaus tornou-se o epicentro mundial do coronavírus, o que afetou gravemente a geração de emprego e renda. E de acordo com Afonso, a Zona Franca de Manaus é responsável por grande parte dos recursos destinados à região amazônica.

“Hoje, a Zona Franca de Manaus ainda é a principal matriz econômica de nossa região. Isso é motivo de muito orgulho, e nos torna o 6º maior PIB do país. E no que for de competência do parlamento, vamos indicar e legislar. Esse é nosso desafio”, declarou o vereador no evento.

Ainda segundo o parlamentar, a discussão em conjunto com entidades do poder público e representantes do comércio e indústria são essenciais para a retomada da economia local.

“Estamos trabalhando em discussões sobre a redução da máquina pública e informatização e digitalização de um sistema que ainda é arcaico. Precisamos de uma agenda positiva, apontando um relatório para o executivo municipal. Isso será feito mostrando um caminho seguro para que nossa economia volte a crescer e prosperar”, finalizou.

Ações

Na ocasião, o vereador Amom Mandel pontuou a necessidade de modelos de negócios sustentáveis na região.

“Me refiro ao ponto de vista administrativo, político e social. Temos, atualmente, muitas indústrias presentes em Manaus apenas por conta de incentivos fiscais concedidos por meio da Zona Franca. Quando falamos sobre o estabelecimento de uma nova matriz econômica, isso diz respeito a mudanças graduais de posturas e políticas que incentivem novos modelos de empresas que se estabeleçam por outros motivos e necessidades”, explicou Mandel.

Além dos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus, também estiveram presentes autoridades as Suframa, representantes do Conselho Regional de Administração (CRA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e cooperativas amazonenses.

Ao fim da sessão, Diego Afonso declarou que a Frente ainda realizará outros debates, seminários e eventos com representantes de secretarias, empresas e classes para aprofundar a discussão sobre a atual situação econômica da capital amazonense.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House