CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Fortalecendo a sociedade

  1. Principal
  2. Notícias

29/06/2021

Paulo Takeuchi

Diretor executivo da Abraciclo

E-mail:patakeuchi@abraciclo.com.br

Estamos chegando ao meio do ano, mas com a sensação de que o ano de 2020 ainda não terminou. Afinal, muitos eventos que sempre marcaram nossas vidas não puderam ser comemorados devido à pandemia da covid 19. Foram aniversários, datas como Natal e Ano Novo, reuniões etc. Parece que o tempo ficou congelado. Mas, na vida real o mundo andou e os negócios continuam a nos desafiar diariamente com as mudanças que ocorrem constantemente na política e na economia global. Felizmente, o setor de Duas Rodas continua com a demanda positiva e a produção mantém o ritmo acelerado para atender os pedidos. As adversidades, como a alta dos preços e escassez de materiais e componentes, como os chips que são disputados globalmente, sem capacidade de atenderás demandas, vão sendo superadas. O desequilíbrio produtivo, provocado pelas paradas em decorrência da pandemia, ainda deve continuar por um longo período e beneficiar os países mais industrializados, assim como ocorre com os alimentos, onde o Brasil vem se destacando na produção e exportação para o mundo, o que deverá contribuir significativamente para o crescimento do PIB este ano.


Novamente o setor privado e grande parte da população estão fazendo a sua parte com coragem e determinação para manter o Brasil ativo e esperançoso. Ainda enfrentamos diversos obstáculos, como atrasos e faltas de vacinas em vários Estados, desinformações ou divulgação de notícias falsas, contas do Governo com déficits cada vez maiores fazendo com que não sobrem recursos para investimentos vitais, como, por exemplo, a energia, que poderá faltar. Isso sem falar nos preços abusivos, que aumentam ainda mais o custo Brasil e que, consequentemente, colaboram para o aumento do desemprego e da fome, além da violência em todos os lugares.


A insegurança jurídica que estamos vivenciando inibe novos investimentos, afugenta empresas aqui instaladas para outros países e ajuda a complicar a vida do cidadão que procura cumprir com suas obrigações. Neste cenário, temos ainda a triste realidade de mais de meio milhão de brasileiros que se foram, vitimados pela covid-19. Acredito que tudo isto é consequência de gestões equivocadas por anos de políticas públicas não condizentes com a realidade e às necessidades do País.


Por outro lado, acredito que toda esta situação deverá trazer mudanças positivas no futuro. Os esforços e os sofrimentos da população e de cada indivíduo hoje deverão ajudar a construir um Brasil melhor, porque estará ensinando e fortalecendo as pessoas a agirem de maneira mais racional e humana. A reflexão e a conscientização de cada um dos acertos e erros vividos ajudarão a mudar o comportamento das pessoas e, com o tempo, influenciar na estrutura política do País, que terá que ser reformulada. Espero que, um dia, tenhamos um Governo cuja vaidade ou ideologia seja apenas a de cumprir bem feito a sua missão Institucional, permitindo que as empresas e o povo produzam e gerem riquezas com responsabilidade e sabedoria para o bem da humanidade.


Mas até este dia chegar, vamos continuara fazer a nossa parte como sempre: com dedicação, esforço e coragem para manter e aumentar a produção e os empregos no País e contribuir para fortalecer a população.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House