31/01/2014
Começo do fim (?)
Isso significa que os incentivos de duas rodas já não seguram os investimentos em Manaus? Aqui, por diversas razões, que incluem a inflação, o fracasso da politica econômica, a redução do crédito e a queda do poder aquisitivo, o polo de duas rodas faz água.
Euforia da Suframa
O faturamento dos tablets, que bombou no segundo semestre, esconde crise em vários setores, incluindo o já capenga de duas rodas e o de TV, com margem de lucro mínima, e decrescente, apesar da Copa. Será que o que andam dizendo por aí que tudo está às mil maravilhas?
Peças vêm da China
Inicialmente, a Shineray montará três ciclomotores e um triciclo de carga. Os quadros dos veículos serão soldados no Brasil e as peças virão da China. A unidade fica no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Shineray, a fábrica vai gerar 600 empregos diretos no primeiro ano de operação.
Tudo no jeito
A Shineray tem 700 pontos de venda e 150 concessionárias. Em 2013, foi a quinta marca em volume de emplacamentos, com 10,8 mil unidades. As vendas efetivas foram bem superiores a isso, mas ficaram fora das estatísticas do Renavam porque poucos de seus ciclomotores são lacrados.
Logística competitiva
O que importa para os chineses e para a empresa brasileira é a estrutura logística do porto de Suape, uma estrutura moderna, computadorizada até o talo, com custos enxutos e transparentes, diferentes de Manaus, onde a máfi portuária morde 20% dos recursos. A direção da empresa espera fechar 2014 com 120 mil unidades vendidas. Os operários que vão trabalhar na Shineray já recebem treinamento.
Ninguém merece
• A empresa vem utilizando equipamento que simula uma linha de montagem dentro do centro de distribuição da marca, no Cabo de Santo Agostinho.
• Tudo com navio cargueiro, uma cabotagem que os ingleses sacaram há mais de 100 anos e viabilizou o Ciclo da Borracha e o poderio britânico.
• Aqui, no Amazonas, o roll-on caboco é precário e caro, supõe estradas esburacadas, piratas, seguros, custos elevados. Por isso ficamos a ver Cuba lançar seu novo porto.
• Fosse o governo comunista e cobrasse do Planalto petista uma solução, quem sabe a ZFM ganhasse uma estrutura parecida com a logística de Cuba.
Fonte: Maskate