28/07/2015
A Microsoft anunciou no dia 8 de julho seus planos para reestruturação da unidade de negócios de dispositivos móveis com o objetivo de concentrar e alinhar recursos. A empresa anunciou a redução de até 7,8 mil empregos em todas as fábricas, principalmente na unidade de negócios de dispositivos móveis. A medida atingiu em cheio a fábrica no Amazonas, já que a corporação possui aproximadamente 2,4 mil colaboradores em território brasileiro, sendo a maioria na antiga fábrica da Nokia, em Manaus.
Como resultado, a companhia registrará despesas de aproximadamente 7,6 bilhões de dólares relacionada aos ativos associados à aquisição da unidade de negócios de Dispositivos e Serviços Nokia, além de aproximadamente 750 milhões de dólares a 850 milhões de dólares referentes ao custo de reestruturação.
Mudanças na multinacional
O anúncio do último dia 8 segue movimentos recentes da Microsoft para melhor alinhar as prioridades da companhia, o que inclui as recentes alterações nas equipes de engenharia e de liderança da Microsoft , planos para transferência de operações relacionadas a mapas para a Uber e mudanças na gestão da unidade de negócios de publicidade, o que permite a empresa investir mais em busca como sua principal tecnologia e serviço de publicidade.
Os planos foram anunciados a todos os funcionários da Microsoft por meio de um e-mail do CEO, Satya Nadella. "Estamos mudando de uma estratégia de crescimento independente da área de negócios de telefones para crescer e criar um vibrante ecossistema Windows que inclua nossa principal família de dispositivos. No curto prazo, nós trabalharemos com um portfólio de telefones com mais foco e eficácia, enquanto mantemos a capacidade para uma reinvenção de longo prazo em mobilidade", explicou. A Microsoft registrará uma despesa no quarto trimestre do ano fiscal de 2015 relacionada aos ativos e fundos de comércio em seu segmento de hardware e telefones, relacionados à Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia.
Esta despesa não tem qualquer impacto no fluxo de caixa das operações, não sendo dedutível para fins de impostos. Com base nos novos planos, as perspectivas futuras para o segmento de dispositivos móveis estão abaixo das expectativas originais. Desta forma, a companhia concluiu que é necessário um ajuste relacionado aos ativos e fundos de comércio do segmento de hardware e telefones em aproximadamente 7,6 bilhões de dólares.
Empresa líder
A Flextronics é líder na fabricação de produtos eletrônicos e serviços - EMS, estruturada para fornecer design completo, engenharia e produção de serviços para diferentes setores econômicos e indústrias tais como espaço aéreo e defesa, automotivo, computação, naval, infraestrutura, médico hospitalar, energia e Original Equipment Manufacturer (OEM) ou Fabricante Original do Equipamento Móvel. A companhia possui uma rede de instalações em 30 países em quatro continentes, com uma força tarefa de mais de 200 mil colaboradores. Com sede em Cingapura, a Flextronics está presente no Brasil desde 1998 e mantém atualmente quatro unidades: duas no interior de São Paulo (Sorocaba e Jaguariúna) e duas em Manaus (Masa Plásticos e Masa Eletrônicos).
Novos Tempos
A Microsoft anunciou no dia 8 deste mês seus novos planos para reestruturação da unidade de negócios de dispositivos móveis com a intenção de concentrar e alinhar recursos
Fonte: Amazonas Em Tempo