CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Fim da isenção de PIS e Cofins deve reduzir as vendas do PIM

  1. Principal
  2. Notícias

21/01/2016

O fim da isenção de PIS e Cofins em celulares, tablets e computadores vai diminuir as vendas e afastar os investidores do Polo Industrial de Manaus (PIM), segundo o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado do Amazonas (Sinaees). A MP 690, sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, acabou com a isenção sobre determinados itens de informática do Programa de Inclusão Digital do governo federal.

“As empresas que vieram para cá por causa dessas vantagens já estão pensando em ir embora. É complicado para quem é de fora entender como uma lei de janeiro do ano passado que definia a isenção escalonada até 2018 pode mudar assim de repente. Isso afasta as empresas”, destacou o presidente do Sinaees, Celso Piacentini.

Com o fim da isenção, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) prevê queda de 18% nas vendas de computadores, tablets e celulares e 4 mil demissões nas indústrias do setor.

Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a entidade foi surpreendida com o veto à retomada escalonada do benefício, acordada no Congresso. “Conforme havia sido acertado e aprovado na Câmara e no Senado, o PIS/Cofins seria cobrado de forma integral (9,25%) em 2016; já em 2017 e 2018 seria aplicada 50% da alíquota; e em 2019 a isenção do Programa de Inclusão Digital retornaria”, disse.

Barbato destaca que a arrecadação pelo governo deverá ser menor do que a prevista com a volta do PIS/Cofins sobre esses produtos, em função da retração nas vendas e da queda no recolhimento de outros tributos.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House