![](https://cieam.com.br/ohs/data/images/2/Fieam-e-CNI-articulam-compra-de-vacinas-para-trabalhadores-da-industria.jpg?d=)
12/03/2021
Fonte: Real Time1
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, anunciou para o RealTime1 que vai se reunir na próxima segunda-feira (15) com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, para discutir a compra de vacinas contra a Covid-19 para os trabalhadores da indústria do estado.
De acordo com Antônio Silva, a iniciativa acontece após várias tentativas frustradas de compra dos imunizantes por parte da entidade.
“Como é uma determinação nova, precisamos articular a melhor forma de realizar a compra das vacinas. Tentamos por três ou quatro vezes negociar essa compra, mas nunca deu em nada. Acreditamos, agora, que o caminho ideal é negociar via Confederação Nacional da Indústria”, declarou.
Na última quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei 534/21 que permite empresas e entidades privadas comprarem vacinas contra Covid-19 já registradas em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dificuldades
Apesar de louvável, a iniciativa deverá esbarrar na escassez de doses disponíveis no mercado. Com praticamente 100% de seus estoques já comprometidos, as farmacêuticas já alertam para uma possível falta de matéria-prima para a produção de novas doses.
Mão de obra
Segundo dados mais recentes dos Indicadores de Desempenho do Polo Industrial de Manaus, divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM), o Polo Industrial de Manaus tinha, em novembro de 2020, 80,7 mil trabalhadores.
Reportagem: Lucas Raposo