CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

FIEAM e CIEAM lançam conjuntamente a Agenda Legislativa da Indústria 2024

  1. Principal
  2. Notícias

14/06/2024

O lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2024, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), ocorreu nesta sexta-feira (14), na sede da FIEAM. O presidente da Federação, Antonio Silva e o presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha foram os anfitriões do encontro que contou com a participação dos deputados federais, Capitão Alberto Neto e Sidney Leite, além de dirigentes da indústria e empresários.

O evento apresenta todos os anos um documento consistente aos parlamentares federais e à indústria do Amazonas as prioridades do setor industrial do Amazonas. Neste levantamento estão elencadas pautas prioritárias da Zona Franca de Manaus com Projetos de Lei apresentados e uma posição técnica convergente ou divergente do que poderá afetar o modelo de desenvolvimento regional. Ponto a ponto, todos os PL acompanham uma ementa e uma nota técnica acompanhada da posição da indústria.

O presidente da FIEAM, Antonio Silva destacou a aprovação da reforma tributária com o irrestrito apoio dos nossos parlamentares, garantiu vantagens comparativas para a Zona Franca de Manaus, tornando o ambiente industrial mais competitivo. No entanto, o próximo desafio é a regulamentação dessa reforma, especialmente em relação às matérias que impactam o setor produtivo do Amazonas e a Zona Franca de Manaus.

"Temos 52 proposituras de interesse direto para a Zona Franca de Manaus, além das apensadas, e sem o apoio dos nossos parlamentares, a defesa do setor produtivo local seria praticamente impossível. A Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas visa assegurar maior competitividade, expansão e atração de novos investimentos, fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado."

Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM, ressaltou a importância do evento para o futuro dos negócios no Estado e celebrou a vitória expressiva da indústria amazonense ao garantir, no PLP-68, que a Zona Franca de Manaus fosse protegida, mantendo a competitividade da sua indústria. "Agora, na regulamentação, é onde a discussão entrará no detalhe, e para isso a presença em Brasília é fundamental. Sem dúvida, a questão tributária é a grande pauta".

Ainda sobre o lançamento da Agenda 2024, a liderança reforçou a necessidade da presença das vozes da Amazônia em Brasília e o trabalho da Bancada Amazonense.

"O lançamento da Agenda Legislativa já é algo que realizamos há 15 anos. Essa agenda é desenvolvida pela nossa assessoria em Brasília e pretendemos seguir anualmente entregando à bancada parlamentar do Estado do Amazonas essas pautas prioritárias, colocando integralmente o interesse da indústria. A presença das vozes da Amazônia em Brasília é crucial, pois isso sempre fará a diferença para que possamos nos tornar conhecidos e merecedores da atenção do nosso país em relação às nossas pautas".

Acesse a agenda neste link.


Fonte: Comunicação CIEAM

ascom@cieam.org.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House