20/04/2022
Para o vice-presidente da FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, a pauta da 295ª reunião do CODAM, nesta quarta-feira (20), recheada de projetos de implantação, diversificação e atualização, “é prova de que a Zona Franca de Manaus está bem viva”.
O volume de proposições, segundo ele, mostra que, apesar de todos os ataques e tentativas de esvaziar as vantagens comparativas, o modelo ZFM continua atrativo para novos investimentos, gerando emprego e renda para a população local.
“Os novos projetos são bem-vindos para oxigenar a economia local e fortalecer esse modelo exitoso, que tanto contribui para a região e para o Brasil”, afirma Azevedo.
2 bilhões em projetos
Sob o comando de Ângelus Figueira, a SEDECTI realiza hoje, a partir das 10h, a 295ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).
Na pauta, investimento de cerca de R$ 2,7 bilhões em projetos direcionados ao estado para os próximos três anos.
A transmissão do evento poderá ser acompanhada pelo canal da Sedecti no YouTube por meio do link.
Mais de mil empregos
O CODAM vai analisar 31 projetos, sendo 13 de implantação, 17 diversificação e um projeto de atualização.
Com a aprovação dos projetos, a previsão é a geração de 1.589 novos postos de empregos, sendo 1.324 de mão de obra direta (produção), 265 de mão de obra administrativa e 404 outros postos que serão remanejados pelas empresas.
Planalto pode recuar
Informações dão conta de que o Palácio do Planalto poderá recuar e rever o decreto presidencial que não respeitou as excepcionalidades da Zona Franca de Manaus.
Conforme fontes, após o ato intempestivo do último fim de semana, o Planalto teme ser derrotado pelo Governo do Amazonas no plenário do Supremo Tribunal Federal.
Por isso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria buscando uma saída para tirar do decreto 4 produtos da ZFM contemplados pelo PPB (Processo Produtivo Básico).
Guedes, o carrasco
Para o pré-candidato ao Senado e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o ministro Paulo Guedes “é o carrasco da ZFM”.
“O presidente Jair Bolsonaro, que pleiteia a reeleição, está sendo jogado pelo ministro Guedes contra o povo amazonense”, disse Arthur em suas redes sociais.
A propósito da causa, o líder tucano ingressou com duas ADPF’s no Supremo Tribunal Federal e também com duas ações populares no âmbito da Justiça Federal.
“Para boi dormir”
Cansado das falácias oficiais sobre a ZFM, um parlamentar situacionista, em conversa ontem com a coluna, classificou de “conversa para boi dormir” a possibilidade de o Palácio do Planalto reconsiderar sua decisão sobre a ZFM na questão do IPI.
“O que vai ocorrer em breve é a edição de outro decreto reduzindo a alíquota de IPI do setor de concentrados de refrigerantes da ZFM para compensar as perdas federais com o Refis”, desabafou o parlamentar.
Xangai x Covid-19
Após semanas de lockdown, a cidade chinesa de Xangai, em feroz luta contra novos surtos de coronavírus, tenta retomar suas atividades normais.
O governo local divulgou planos para a gestão em regime fechado das empresas.
A crise em Xangai atingiu fortemente a economia chinesa e parou a exportação de insumos, por exemplo, para o Brasil, afetando a Zona Franca de Manaus.