04/12/2013
Aproximadamente 55 mil pessoas visitaram a Feira durante quatro dias, cerca de 1,2 mil pessoas participaram da 7ª Jornada de Seminários e mais de R$ 120 mil foram gerados em comercializações de produtos regionais e peças de artesanato no Pavilhão Amazônia, beneficiando mais de 100 artesãos e micro e pequenos empreendedores regionais. “Esses números são indicativos de como a Fiam conseguiu na edição de 2013 se expandir ainda mais, tanto em termos de resultados em negócios quanto na discussão de propostas envolvendo o modelo Zona Franca de Manaus e, de uma forma ampla, a Amazônia Brasileira, dando, efetivamente, o passe para o futuro” disse o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.
A Rodada de Negócios de Turismo e o Salão de Negócios Criativos, outros dois eventos relevantes na programação da Fiam, também registraram avanços em suas propostas de fomentar, respectivamente, o turismo e o empreendedorismo na região. “A Rodada de Negócios de Turismo não possui números fechados, mas as perspectivas são excelentes, principalmente com relação aos operadores europeus, que ficaram entusiasmados com a possibilidade de incrementar o turismo na Amazônia a partir da concretização do voo da TAP, que ligará Manaus a Lisboa, e da Copa do Mundo FIFA 2014”, disse Jorge Vasques, coordenador da 7ª Fiam. “Já o 3° Salão de Negócios Criativos propiciou reuniões interessantes entre empreendedores regionais e investidores, potencializando as oportunidades para que projetos inovadores nascidos na própria região sejam efetivados”, complementou.
A 7ª Fiam também teve em sua programação eventos inéditos, como a Oficina de Negócios Brasil Trade, o MatchMaking 2013, a Rodada de Negócios de Bares e Restaurantes e o Fórum de Educação. A participação de sete países –Argentina, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia, Suriname e Polônia –foi também um dos highlights da edição deste ano, com destaque para a Venezuela, que, por meio do seu Banco de Comércio Exterior (Venezuela Exporta), trouxe uma comitiva composta por 62 empresários com produtos exportáveis nos segmentos de bebida, alimentos, manufatura, cosméticos, construção e automotores, fechando mais de US$ 10 milhões em vendas em seu estande.
A maior parte do público que esteve na 7ª Fiam visitou o Pavilhão Principal, onde mais de 300 expositores, com destaque para empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus), apresentaram os mais recentes produtos lançados no mercado, representando bem a força da indústria amazonense. “Agradecemos a sociedade, que compareceu em peso, bem como aos diversos parceiros da Suframa e ao próprio governo federal, que investiu e acreditou fortemente em mais uma edição da Fiam”, disse Thomaz Nogueira. “Estamos contentes com os resultados alcançados e começaremos desde já a trabalhar no planejamento da próxima edição da Feira, a fim de que o sucesso seja ampliado”, afirmou.
Fonte: JCAM