CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Férias para não demitir é a solução

  1. Principal
  2. Notícias

10/11/2015

Empresas decidiram prolongar o tempo de interrupção nas atividades, que chega a ate dois meses. Empresários afirmam que a medida é uma das alternativas utilizadas com o intuito de evitar a ocorrência de demissões, que neste ano, superou o número de 20 mil desligamentos.

Ao contrário de anos anteriores, os trabalhadores da empresa Harley-Davidson serão dispensados dos postos de trabalho pelo período de dois meses. Antes, as férias coletivas duravam apenas 20 dias. Situação semelhante está prevista para acontecer nas linhas de produção da Yamaha Motor da Amazônia, onde os colaboradores terão 20 dias remunerados para descanso. Até 2014 as ferias ocorriam por dez dias. Na Yamaha as férias terão início no dia 14 de dezembro.

Segundo o presidente do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, boa parte das fabricantes está com os estoques abastecidos c mediante o baixo índice de vendas, a alternativa encontrada, neste período, foi a liberação dos funcionários, no aguardo de melhores resultados.

"O PIM está operando com capacidade instalada entre 50% c 60%. A maioria das empresas estão com volumes elevados de estoques c as vendas estão abaixo das expectativas. Algumas fabricantes ainda deram férias coletivas no último trimestre com o intuito de evitar as demissões. As medidas trabalhistas tentam equilibrar a questão produção com faturamento", afirmou o presidente.

Fonte: Maskate

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House