CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Férias antecipadas para 25 mil no Polo Industrial de Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

15/11/2021

Andréia Leite

Aproximadamente 25 mil trabalhadores do PIM (Polo Industrial de Manaus), dos segmentos eletrônico e metalúrgico entrarão em férias coletivas antecipadas a partir do próximo dia 5 de dezembro com o término do período dia 5 de janeiro de 2022. A decisão das indústrias é motivada pela falta de materiais (componentes e insumos) que afetam a atividade no setor produtivo.

O presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, afirma que as fábricas estão antecipando as férias deste ano, normalmente programadas para o dia 15, em duas semanas. “Muitas empresas têm comunicado o sindicato sobre a alteração no calendário de trabalho em razão da escassez de alguns insumos”.

O nível de estoques de componentes, já dava sinais baixos desde fevereiro deste ano. Em setembro algumas fábricas foram forçadas a dar férias coletivas aos funcionários na tentativa de evitar demissões em massa até que os componentes chegassem à capital.

Conforme Santana, a situação ainda persiste, mas num cenário aparentemente melhor. “Ainda não tem a quantidade necessária de insumos para manter a atividade industrial na sua totalidade. Percebemos uma leve melhora, mas a gente acredita que isso deva se estender até os meses de maio e junho de 2022. Essa é a nossa expecativa”.

Valdemir Santana reitera que apesar da mudança no calendário de algumas fábricas, o importante é que o mercado vai manter-se aquecido sem qualquer impacto na escassez de produtos para o fim do ano. “O consumidor pode ficar despreocupado que as produções das indústrias para o Natal suprirão a demanda”.

Para o presidente da Aficam (Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia ), Roberto Moreno, a rotina da atividade industrial tem ocorrido, mas a cadeia necessita de alinhamento com o fabricante do bem final, é uma atividade que demanda muito entrosamento para poder ser implantada. “Cada fabricante do bem final ajusta com seus com componentistas. É sadio, e busca minimizar os impactos econômicos que ainda existem”.

Crise global

Atualmente alguns componentes consumidos globalmente são fabricados em poucas plantas fabris. Com o agravamento da pandemia, no início de 2020, houve desajustes na cadeia mundial de suprimentos devido a paralisação de fábricas em diversos momentos e em diversas regiões do mundo.

Lideranças empresariais do PIM confirmam o cenário de férias coletivas de alguns segmentos da indústria. “Empresas estão anunciando férias coletivas para tentar reduzir a produção enquanto o suprimento seja normalizado, e temos outras que já nos informaram que estão tendo dificuldades para continuar com todas as linhas de produção em funcionamento até o final do ano”, afirma o vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo,

Dentro do calendário previsto

Algumas fábricas, como a Moto Honda, mantém calendário como previsto/ Crédito: Divulgação

Por enquanto, nas grandes fabricantes como Moto Honda, Yamaha e Caloi/SA, o calendário segue dentro do previsto, sem nenhum tipo de alteração.

Afonso Cagnino, gerente de relações institucionais da Yamaha, declarou que a dificuldade não é a busca de insumos e, sim, o problema de natureza logística, pois há menos disponibilidade de containers destinados à América do Sul e pouco espaço nos navios saídos da Ásia destinados ao Brasil. “Isso deve permanecer até meados de 2022”, destaca.

A fabricante Caloi/SA, informou que a empresa está concedendo férias antecipadas, mas não por falta de componentes e que se trata apenas de estratégia da empresa “As férias coletivas adiantadas não são devido falta de insumos e, sim, devido estratégia de negócio da companhia”.

A Moto Honda também afirmou que não houve alteração no recesso do fim de ano e que segue dentro da normalidade.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House