CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

FAS se credencia para receber recursos de P&D de indústrias da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

07/11/2019

Fonte: Amazonas Atual

Valmir Lima

O CAPDA (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia), órgão vinculado ao Ministério da Economia, credenciou a FAS (Fundação Amazonas Sustentável) a receber recursos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) das indústrias da Zona Franca de Manaus para financiar projetos em comunidades de reservas de desenvolvimento sustentável.

O credenciamento foi aprovado na 59ª reunião do comitê, realizada em Manaus no dia 29 de outubro passado. Nesta quarta-feira, 4, a decisão (Resolução n° 6) foi publicada no Diário Oficial da União.

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, explicou que a resolução credencia os Núcleos de Conservação e Desenvolvimento Sustentável que já existem e são gerenciados pela FAS em parceria com diversas instituições.

Ele explicou que esses núcleos “servem como espaços de educação empreendedora e inovação em cadeias produtivas sustentáveis da bioeconomia amazônica”.

Na resolução estão listados oito núcleos de conservação, nos municípios de Carauari (dois núcleos), Iranduba, Itapiranga, Uarini, Manaus, Novo Aripuanã (Dois núcleos).

Com o credenciamento, a FAS pode celebrar convênios com empresas do Polo Industrial de Manaus beneficiárias de incentivos fiscais da Lei de Informática para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Viana afirma que não há, ainda previsão de valores a serem captados para os núcleos de conservação, porque depende de projetos a serem desenvolvidos pela FAS e das fontes de financiamento.

“Com este credenciamento junto ao CAPDA, pretendemos desenvolver novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ampliando nossas atividades”, disse o superintendente da FAS.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House