05/05/2022
A fabricante de motos elétricas Origem, com sede em Brasília (DF), expande as operações para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e prevê iniciar a produção no segundo semestre de 2022. A empresa aposta na autonomia como o diferencial, com motocicletas conectadas à internet e com recarga rápida, processo que ocorre em menos de um minuto por meio dos pontos de Estação de Troca de Bateria, que serão construídos pela empresa na capital.
Inicialmente, a Origem fornecerá motocicletas elétricas para empresas e pessoas que fazem uso profissional do transporte de duas rodas. Mas, a companhia afirma que em breve atenderá pessoas físicas também. A marca oferece plano para utilização com custos de manutenção, IPVA, licenciamento e seguro, dentre outros, inclusos.
Segundo a assessoria de comunicação da Origem, a planta em Manaus está em fase final de estruturação. A área de instalação da unidade compreende a 4,7 mil metros quadrados, extensão que contará com linhas de metalurgia , solda, pintura e montagem final.
A empresa preferiu não informar valores em relação ao investimento, por questões estratégicas. Mas ressaltou que anunciará os números, em breve.
Modelo
Atualmente a Origem produz um único modelo de motocicleta elétrica, projetada como solução para o transporte de duas rodas de uso profissional. O motor tem potência de 3kW e 182 Nm de torque, que segundo a empresa, garante agilidade e conforto no trânsito. Além de silêncio, zero vibração e nenhum calor de escapamento.
Estação de Troca de Baterias
Conforme a Origem, os locais onde as estações para troca da bateria serão construídos ou adaptados estão em fase de planejamento e negociação com parceiros locais.
“As Estações de Troca de Bateria são instaladas em parceiros estratégicos da Origem, em locais de alta circulação de pessoas e veículos, como postos de combustível, lojas de conveniência, redes de shoppings e supermercados. As estações são conectadas à rede elétrica e fazem a recarga das baterias automaticamente. Além disso, tanto as motos quanto as estações estão sempre conectadas à Internet, possibilitando um acompanhamento em tempo real da frota e do parque de estações e baterias”, informou a empresa.
O processo para a troca da bateria é automático e realizado pelo condutor da motocicleta, descartando a necessidade de uso de aplicativo eletrônico ou de outro operador. Confira como o processo é feito neste link: etb.origem.xyz .
Fonte: Real Time1