07/11/2022
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, realizada entre os meses de junho e julho deste ano, foi a grande vencedora da categoria "Evento do Ano" do prêmio Jaraqui Graúdo, iniciativa criada pela comunidade Jaraqui Valley - uma reunião de startups que tem o objetivo de facilitar as conexões entre empreendedores, impulsionar e oferecer direcionamentos para os negócios - que reconhece personalidades, empresas e instituições que fizeram a diferença na área da inovação, além de apresentarem os melhores projetos que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo no Amazonas.
A premiação ocorreu durante a programação da 4ª Feira do Polo Digital de Manaus, promovida entre os dias 3 e 5 de novembro no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Realizada pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), a ExpoAmazônia teve como objetivo discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia.
Para a coordenadora do evento e presidente do Conselho da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Vânia Thaumaturgo, "o reconhecimento dado à ExpoAmazônia premia um trabalho feito a várias mãos, com dedicação e o compromisso de gerar uma pauta positiva que leve os polos de Bio e TIC da região a uma nova realidade, mais integrados e fortalecidos, de forma a gerar oportunidades para o mercado e movimentar o ecossistema de inovação da Amazônia".
O gestor do CBA, Fábio Calderaro, acredita que a premiação "demonstra que o objetivo da ExpoAmazônia foi alcançado. Com o evento, foi possível promover um ambiente de negócios na região envolvendo os polos de bioeconomia e de inovação, evidenciando que o trabalho conjunto pode fortalecer os segmentos que muito têm a contribuir com a diversificação da matriz econômica atual".
Segundo o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, "o evento promoveu uma conexão direta entre a realidade da bioeconomia amazônica, tecnologia de informação e comunicação, políticas públicas e ainda investidores de negócios de tecnologia e impacto. Isso com certeza contribuiu para o reconhecido sucesso".
A ExpoAmazônia
Ao longo de três dias de evento, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 não apenas reuniu os atores locais, nacionais e internacionais dos segmentos de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação como também atraiu o interesse do público geral e integrou a sociedade a representantes públicos e privados que participaram do evento, seja como expositores, seja como palestrantes ou convidados especiais.
Foram registrados cerca de R$ 2,5 milhões em negócios fechados e mais de R$ 35 milhões em negócios prospectados no evento, além de mais de 16 mil visitantes ao longo dos três dias de realização do evento, que contou com 61 estandes que compreenderam grandes empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs) locais e de fora do estado, assim como representações de entes estaduais e municipais do Brasil e da região.
Fonte: CBA
Fotos: Divulgação