CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Expansão da indústria da zona do euro desacelera em abril mas setor continua firme, mostra PMI

  1. Principal
  2. Notícias

03/05/2018

Notícia publicada pelo Extra Globo

LONDRES (Reuters) - A expansão do setor industrial da zona do euro desacelerou mais no mês passado em relação às máximas recordes na virada do ano, mas o crescimento permanece forte uma vez que os clientes deram de ombros para a alta dos preços, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final de abril do IHS Markit para a indústria da zona do euro recuou pelo quarto mês seguido, caindo para a mínima de 13 meses de 56,2 de 56,6 em março, acima da preliminar de 56,0. Qualquer número acima de 50 indica crescimento.

O subíndice de produção subiu para 56,2 de 55,9 em março.

"O setor industrial viu o crescimento enfraquecer mais no início do segundo trimestre, mas não vamos perder de vista o fato de que o ritmo geral de expansão continua sólido", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"Embora o crescimento tenha desacelerado em comparação com o início do ano, dezembro teve o melhor desempenho em mais de 20 anos de pesquisa, com a atividade industrial claramente subindo a uma taxa insustentável."

O crescimento industrial desacelerou em três das quatro maiores economias do bloco --Alemanha, Itália e Espanha--, mas a França interrompeu três meses seguidos de quedas e acelerou.

O Banco Central Europeu quer a inflação pouco abaixo de 2 por cento, mas a expectativa é de que dados oficiais mostrem na quinta-feira que ela permaneceu em 1,3 por cento em abril. Entretanto, o subíndice de preços de produção do PMI sugere que as indústrias aumentaram os preços cobrados no mês passado, ao subir para 57,5 de 57,3.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House