CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Evento ‘Protagonismo Feminino na Amazônia’ reúne mulheres líderes na SUFRAMA

  1. Principal
  2. Notícias

01/11/2023

Carol Braz, Geyce Ferreira, Priscila Krys, Régia Moreira, Eliza Sater, Silvana Aquino e Elaine Garcia foram as lideranças femininas que participaram da 1ª edição do evento Protagonismo Feminino na Amazônia, realizado no auditório da SUFRAMA nesta terça-feira (31.10). O evento teve como foco reconhecer e ampliar a força, resiliência e sabedoria das mulheres que moldam e influenciam a Amazônia.

O superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva, e o presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira participaram da abertura do evento com palavras iniciais de apoio. “Eu tenho enorme respeito pelas mulheres que vão à luta, enfrentam sol, chuva, para levar adiante a valentia da mulher amazonense”, destacou o superintendente.

"Hoje a gente vê a força da mão de obra feminina indústria seja nas linhas de produção como na gestão, muitas gostariam certamente de estar aqui, mas estão firmes e fortes nas linhas de produção, todas merecem o máximo de apoio e reconhecimento, esse é um movimento que só está começando", disse Lúcio Flávio.

Painelistas:

A presidente da ABRH-AM, coordenadora da Comissão CIEAM de RH e gerente de RH e ESG da Visteon Amazonas, Silvana Aquino fez uma introdução emocionante sobre a participação das mulheres na sociedade. "Em nome dessas mulheres que não sabem onde buscar ajuda e o que fazer é em nome delas que a gente fala hoje e é sobre isso que a gente falou hoje, sobre mulheres que são lideranças aqui na região e que trazem impacto social a partir de suas atividades.

Mulheres do Brasil

Fabiana Souza, liderança do Grupo Mulheres do Brasil, uma iniciativa que reúne em rede 120 mulheres em todo o mundo apresentou a iniciativa que já tem uma atuação consolidada na região desde 2018 com o Núcleo Manaus. "Nosso objetivo é incentivar o Protagonismo Feminino Amazônico, com mulheres engajadas em projetos sociais de pautas femininas, cargos políticos e defensoras do desenvolvimento sustentável da região".

Violência contra a mulher

A defensora pública do Estado do Amazonas e titular do Núcleo Defesa da Mulher/ NUDEM, Carol Braz falou sobre o projeto ‘Jornada da Mulher na Indústria’, uma cooperação técnica entre SUFRAMA, CIEAM, DPE, ABRH-AM e Grupo Mulheres do Brasil. "Nós retornaremos em cada indústria agora para levar o atendimento jurídico", comentou. A liderança ainda destacou a necessidade de mulheres ocuparem mais o espaço em cargos políticos.

Mulheres em lugares de liderança

Geyce Ferreira é agitadora cultural e líder de supply chain e trouxe uma palavra de motivação para mulheres. "Eu sonho em ver um dia uma Câmara dos Deputados cheia de mulheres, se incomodem e busquem esses lugares que a gente precisa ocupar", disse.

Boas práticas na SUFRAMA

A advogada Priscila Krys, corregedora da SUFRAMA, trouxe as pautas femininas em curso na Corregedoria da Superintendência da Zona Franca de Manaus e os diversos projetos desenvolvidos para conscientização do que é assédio moral e sexual. "A gente orienta as pessoas que trabalham com direitos para que haja o contraditório e ampla defesa nos processos disciplinares e implementamos políticas de combate ao assédio com palestras e orientações". A Corregedoria foi premiada com o segundo lugar do Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias promovido pela Corregedoria Geral da União.

Mulheres na indústria

Sobre ser mulher na indústria, a conselheira do CIEAM e coordenadora da Comissão CIEAM de ESG, Régia Moreira Leite, compartilhou a experiência de liderar uma indústria com mais de 200 colaboradores, "eu acho que a gente precisa ter um exercício de envolver, acolher e ajudar as pessoas, ter essa voz não é fácil, durante a pandemia nós criamos uma ação social junto com todas as indústrias do Amazonas e as entidades, fomos buscar tudo o que era possível para atender a população que padecia, de lá pra cá a gente não parou", disse.

Liderança indígena

Eliza Sateré (Wakiru) é uma liderança feminina no Parque das Tribos, bairro localizado no Tarumã e desenvolve atividades voltadas para a saúde mental na comunidade formada por 35 etnias indígenas. "Nós precisamos buscar conhecimento e que haja oportunidades para as mulheres, oferta de cursos de qualificação. Na minha comunidade coordeno um espaço chamado Maloca dos Povos Indígenas onde trabalhamos com serviços de saúde básica, sociais, religiosos e culturais, é um trabalho árduo".

O evento contou com o apoio da SUFRAMA, CIEAM, ABRH-AM e Grupo Mulheres do Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação CIEAM

Texto: Fabiola Abess

Foto: Fernando Lemos

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House