CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Eu me comprometo a ser porta-voz, diz secretária

  1. Principal
  2. Notícias

25/02/2022

A nova secretária especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, se comprometeu em ser porta-voz da Zona Franca de Manaus (ZFM) nos acordos para a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Importados). O compromisso foi declarado durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), ontem, na Sede da Suframa, em Manaus.

A fala da secretária, que representou o ministro da Economia no CAS, foi provocada pelo governador Wilson Lima (PSC) quando, durante discurso, ele alegou um “ressentimento” pela falta de inclusão do Amazonas nos debates nacionais sobre as questões econômicas e da Reforma Tributária.

“Há uma questão que tem preocupado a indústria nesse momento, além da questão da reforma tributária, que é a redução do IPI. A gente entende a necessidade que o Brasil tem de uma reforma profunda na sua economia, mas da maneira como está sendo proposto e é o que a gente ouve falar de uma redução linear de 25%, se isso acontecer com os produtos da ZFM, isso aqui vira um caos”, declarou Wilson Lima.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, se a proposta de Paulo Guedes para tornar linear o valor do IPI não for revista, haverá evasão de empresas não somente para outros estados do Brasil, devido a perda de competitividade da indústria local, mas para outro países, causando assim uma desindustrialização ainda maior no Brasil. Wilson fechou a fala rebatendo diversas investidas de representantes da indústria de fora da ZFM.

PRESSÃO


“A gente não aguenta mais a indiferença do Sul e Sudeste nos julgando como se a gente fosse um peso para o Brasil, pelo contrário, no ano mais difícil da economia, no ano mais difícil de uma crise sanitária sem precedente para o mundo o Polo Industrial de Manaus fechou com 103 mil empregos formais. Nós tivemos uma arrecadação e um faturamento industrial de cerca de $160 bilhões”, disse.

“Eu faço esse pedido para que a senhora seja essa interlocutora junto ao ministro Paulo Guedes, junto ao Ministério da Economia e eu tenho certeza que esse também é o desejo da indústria: que a gente possa participar dessas discussões”

Após os apelos do governador, Daniella Consentino defendeu o ministro Paulo Guedes afirmando que é preciso ter equilíbrio nas decisões para o gerar o consenso em todos os entes da federação.

“Eu me comprometo a ser porta-voz. O ministro sempre apoiou a ZFM e nós sempre tivemos e de quem também esperamos apoio. Ali nós temos que buscar o equilíbrio geral e existe um trabalho incansável para que a gente reindustrialize o Brasil, para que a gente possa abrir a nossa economia que é uma das mais fechadas do mundo”, disse Daniella.

PROJETOS

A reunião do CAS foi concluída com a aprovação de 41 projetos industriais sendo 19 de implantação e 22 de atualização, diversificação ou ampliação. O aporte de recursos é aproximadamente R$ 2,3 bilhões e 2.373 vagas de empregos serão geradas. O maior investimento é da Nova-med Fabricação de Produtos Farmacêuticos que em três anos deve direcionar R$ 766,1 milhões e gerar 690 vagas para fabricação de medicamentos.

‘A gente, agora, vai acompanhar’

Para buscar um consenso com o governo federal sobre a redução do IPI, a Suframa encaminhou um projeto para Ministério da Economia para preservar as vantagens comparativas do modelo.

No documento, a autarquia propõe que os produtos fabricados na ZFM não tenham a incidência dessa redução que, dessa forma, seria válida somente para os demais estados.

Essa proposta, segundo presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, irá permitir que os produtos da indústria local consigam competir com os mesmos itens fabricados em outros países.

“Quando eu reduzo o IPI, o produto importado vai chegar mais barato, aí eu perco competitividade. Se baixar o IPI há um risco das empresas da Zona Franca irem para outros estados, mas, provavelmente, devem ir para outro país”, ressaltou o empresário.

A redução de 25% do imposto foi apresentada por Paulo Guedes durante um evento do Banco BTG Pactuai como uma medida para a reindustrialização do país. Segundo o presidente da Eletros, o comprometimento da secretária do ME, Daniella Consentino com o modelo é louvável e será observado.

“Há uma sinalização muito clara de que vai ter atenção especial à ZFM e a gente agora vai acompanhar”, afirmou.

Fonte: Acrítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House