CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Estudo revela que PIM passa por transição para a indústria 4.0

  1. Principal
  2. Notícias

18/10/2019

Fonte: Jornal do Commercio

Andréia Leite

Embora alguns avanços voltados às novas tecnologias para a indústria 4.0, empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus), ainda estão em estágio “transição” para esse novo momento, ou seja, as suas manufaturas, logística e produtos ainda enfrentam desafios.

É o que revela o resultado de um estudo em fase de finalização coordenado pelo professor e doutor em engenharia da produção da UFAM, Sandro Breval Santiago.

O modelo de medição da maturidade e prontidão da indústria 4.0 no PIM (PIMM 4.0) é resultado de pesquisa científica no âmbito de pós-doutorado, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o qual foi desenvolvido para contemplar as características do Polo Industrial de Manaus e verificar sua aderência as novos conceitos da manufatura avançada.

O projeto está sendo aperfeiçoado com apoio de alunos do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e orientandos de mestrado em engenharia da produção. Inicialmente a amostra contemplou empresas que possuem recursos da Lei de Informática (P&D) e posteriormente ampliou-se para alguns segmentos estratégicos do PIM.

Conforme Breval, o modelo PIMM 4.0 possui três grandes eixos de medição: Tecnologia e Operações, Ecossistema de Negócios e Interoperabilidade. Estes eixos foram subdivididos em Dimensões: Produtos, Manufatura, Estratégia, Logística, Modelo de Negócios.

Os resultados preliminares do estudo apontam para o Indicador PIMM 4.0 da ordem de 2,62, ou seja, no estágio de transição, é possível observar que na manufatura e na logística existem as maiores diferenças nas quais empresas devem buscar oportunidades de melhoria.

“Podemos citar como exemplos na logística a baixa integração entre os fornecedores locais (principalmente aqueles da modalidade Just in time - JIT) , e na manufatura a necessidade de interoperação entre o parque de máquinas”, destacou.

O modelo contempla internamente uma ferramenta matemática que verifica as relações existentes entre as variáveis (dimensões) e faz um comparação com os parâmetros da Indústria 4.0, permitindo uma visualização clara da posição da empresa atual.

O modelo PIMM 4.0 possui 4 (níveis) de medição: 1 - Digital , 2- Tecnológico , 3 - Transição e 4 - Avançado

Ele ressalta que no PIM têm empresas com maior aderência aos conceitos da Indústria 4.0, com utilização de tecnologias da informação e automação de forma profunda no processo produtivo, como exemplo ele cita empresas que possuem AGV - Veículos Autônomos que auxiliam no abastecimento da produção e como também inserção automática com elevado nível de conectividade.

O princípio básico da Indústria 4.0 é a interoperabilidade que é a capacidade de compartilhar, integrar, integrar e compatibilizar informações, sistemas e ativos no âmbito da planta industrial. “Com a pesquisa pode-se detectar uma série de iniciativas que contribuirão para a interoperabilidade com impactos na logística, no processo produtivo e sobretudo na gestão”.

Para Sandro Breval a importância desse estudo é a informação da posição do PIM quanto à Indústria 4.0, permitindo que as empresas possam desenvolver seus planos de ação (RoadMaps) para o desenvolvimento de sua gestão neste novo cenário da quarta revolução industrial.

Saiba mais

Sobre o levantamento, foram utilizados várias formas de coleta de dados: visitas, envio de formulário eletrônico e aplicativo as empresas do segmento de eletrônico, termoplástico, metalúrgico, papel e papelão e metal mecânico. Alcançando cerca de 40% das empresas com recursos P&D.

A pesquisa contou com o apoio da UFAM e a classe empresarial Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) e Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas).

A pesquisa também gerou um artigo científico Design of an Assessment Industry 4.0 Maturity Model: an application to manufacturing company aceito em Congresso Internacional no 4th North American Conference on Industrial Engineering & Operations Management.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House