07/01/2014
De 2013 para 2014, a aquisição de aparelhos com Android crescerá 25,5%. Já o Windows apresentará aumento de 9,7% (de 327,9 milhões para 359,8 milhões), enquanto iOS e Mac OS, da Apple, ficarão com 29% (de 266,8 milhões para 344,2 milhões). A plataforma RIM, dos telefones BlackBerry, é a única a apresentar queda: redução de 36%, indo de 24 milhões para 15,4 milhões.
"Existe uma equação que relaciona o volume [de vendas] com o valor [do produto]. Os usuários de Android adquirem aparelhos de custo mais baixo, se comparados àqueles da Apple", afirmou Annette Zimmerman, analista do Gartner.
Os telefones celulares responderão neste ano por 1,9 bilhão de unidades comercializadas globalmente (ante 1,8 bilhão do ano anterior). Na sequência aparecem os computadores de mesa e notebooks (278 milhões; 299 milhões em 2013), tablets (263 milhões; 179,5 milhões em 2013) e outros ultraportáteis (39,6 milhões; 17,2 milhões em 2013).
O crescimento no setor de tablets, explica o Gartner, está associado à queda nos preços. "Os consumidores continuam comprando tablets como um eletrônico extra, que eles podem carregar para qualquer lugar. Um estudo recente feito no Brasil, China, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, EUA e Japão mostra que dois terços dos tablets são usados fora de casa, em atividades como férias ou shows", diz o estudo.
O estudo considera a venda de produtos feita diretamente pelos fabricantes (para canais de venda ou usuário final), e não para os consumidores finais. Essa transação é determinada em inglês pela a palavra "shipment".
Fonte: Uol