08/06/2022
Pesquisa mostrou ainda que na percepção dos trabalhadores, o FGTS poderia ser utilizado para alcançar algumas metas como a compra da casa própria, montar o próprio negócio, cuidar da saúde e pagar dívidas.
Karol Rocha*
online@acritica.com
07/06/2022 às 19:18.
Atualizado em 07/06/2022 às 19:19Uma pesquisa intitulada "O Brasileiro e o FGTS" mostrou o comportamento do trabalhador em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O levantamento foi feito pelo Serasa e Banco Pan, em parceria com o Instituto Opinion Box, e divulgada nesta terça-feira (7).
Conforme o estudo, na região Norte, 90% dos trabalhadores afirmam saber o que é o FGTS. No entanto, quase a metade das pessoas não fazem ideia de qual é seu saldo, ou seja, 42% dos trabalhadores. Em comparação com outras regiões o número é expressivo.
As situações de saque mais conhecidas pelos trabalhadores da região são por demissão que ocorre sem justa causa (66%), seguido de comprar a casa própria (65%), e no mês do aniversário (59%). No entanto, 63% afirmam saber quais são as formas de sacar ou retirar.
A pesquisa mostrou ainda que na percepção dos trabalhadores, o FGTS poderia ser utilizado para alcançar algumas metas entre elas, a compra da casa própria, montar o próprio negócio, cuidar da saúde, pagar dívidas e viajar para fora do país. As metas traçadas são comuns se comparada a região Norte com outras partes do Brasil.
“O top três das possibilidade de uso do FGTS não varia muito em relação as regiões. Apesar de termos os níveis de conhecimento superficial e qualificado diferente entre as regiões, quando a gente pega o top três de planejamento de uso do FGTS caso ele tivesse essa escolha vai ficar nessa escadinha: casa própria, montar próprio negócio e cuidar da saúde.”, comentou o CEO do Opinion Box, Felipe Scheppers. Para ler a pesquisa completa, acesse o seguinte link: https://www.serasa.com.br/assets/cms/2022/Pesquisa-A-Relac%CC%A7a%CC%83o-do-Brasileiro-com-o-FGTS_LP.pdf.
Acesso ao FGTS
Para ampliar o leque de informações sobre as formas de se utilizar o FGTS e facilitar o acesso de mais brasileiros ao sistema de crédito, a Serasa e Banco PAN se uniram em uma parceria que possibilita antecipar até sete anos do saque-aniversário do FGTS em um processo de contratação 100% online, em que o dinheiro cai na hora.
A modalidade de empréstimo com antecipação do FGTS, a partir de agora pode ser realizada com o auxílio da Serasa, cujo propósito é a saúde financeira dos consumidores, e conta com a experiência do PAN na oferta de crédito para os brasileiros.
Destinado a qualquer trabalhador, inclusive aos que estiverem com o nome negativado, o crédito é disponibilizado com taxas especiais de juros, a partir de 1,69% ao mês, mais em conta que a média de mercado, que supera os 5%. Amanda Rapouzo, diretora do Serasa eCred, explica a diferença e a abrangência do novo modelo.
“Com taxas muito menores do que as habituais praticadas pelo mercado, brasileiros que normalmente enfrentam dificuldades e burocracia para ter acesso aos sistemas de crédito podem voltar à vida econômica e realizar planos e sonhos usando seus próprios recursos”, observa.
A solicitação de crédito poderá ser realizada pelo trabalhador no site do Serasa eCred. O empréstimo será debitado diretamente da conta do FGTS, sem impacto no orçamento mensal, além de permitir taxas mais acessíves aos brasileiros, inclusive, para negativados.
*Com informações da assessoria.
Fonte: Acrítica