CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Estaleiros de Manaus voltam ao abandono após governo acenar com Pólo Naval, que foi 'vendido' antes mesmo de ser confirmado

  1. Principal
  2. Notícias

04/01/2017

O setor de construção naval amazonense, cujas maiores empresas estão instaladas na orla de Manaus, passaram os últimos quatro anos por períodos de euforia, desencanto e derrocada. Exatamente nesta ordem.

Inicialmente, o Pólo Naval do Amazonas, que seria construído em área entre as localidades de nomes Vila Americana e Puraquequara, em Manaus, sequer passou do papel.

Erro de estratégia do governo do Estado e a imaturidade do sindicato dos estaleiros resultou no abandono do projeto, quando este já estava sendo “vendido” na Europa, Ásia, América Central e do Norte. Pegou mal para o Amazonas.

Até o Exército recuou em sua proposta de apoio ao projeto que redentorizaria a economia amazonense, como resultado de falta de habilidade do sindicato naval.

Veio então o desânimo de toda a classe e apenas os melhores, continuaram sobrevivendo, com alguns projetos oficiais e particulares que conseguiram conquistar em disputas acirradas.

Mesmo assim, os estaleiros viveram dias de grande produtividade, resultado da propaganda que chamou atenção também da indústria nacional para esta região.

Porém, durante todo o período de progresso, alguns estaleiros foram prejudicados com atrasos propositais de pagamentos das embarcações encomendadas; seus proprietários foram enganados, alguns ameaçados e até obrigados a participar de manobras visando dividir lucros com setores contratantes.

Agora todos estão passando novamente por uma fase de vacas magras, administrando dívidas astronômicas, problemas de pessoal e a falta quase total de novas encomendas.

Fonte: Portal do Zacarias

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House