CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Estagnação econômica compromete contratações na indústria do Amazonas

  1. Principal
  2. Notícias

14/10/2014

Contrariando as expectativas de recuperação para o segundo semestre, o Polo Industrial de Manaus (PIM) segue com queda nas produções e afeta as novas contratações temporárias que estavam previstas para acontecer nos meses de setembro e outubro.

As 4.000 vagas que estariam disponíveis na Zona Franca de Manaus (ZFM), após o mundial de futebol realizado no país, como afirmou o sindicato dos metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), não se confirmarão, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Com altos estoques internos de produtos, recuo nas produções do polo de duas rodas e eletroeletrônico, restrição de crédito e sem novas mudanças no cenário negativo apresentado pela indústria nos últimos quatro meses, a Fieam acredita que as contratações que sempre acontecem nesse período estão ameaçadas e não deverão ser como nos anos anteriores.

Para o vice-presidente da Fieam Nelson Azevedo, esses fatores negativos, que tem gerado a recessão técnica nas indústrias do Amazonas, paralisaram as contratações na ZFM.

Segundo Nelson, atualmente nenhum setor está em processo seletivo, principalmente os polos de duas rodas e eletroeletrônico, que são os dois setores mais fortes da Região Norte.

“Acreditamos que em vez de admissão, as indústrias continuem com a redução no quadro de funcionários nas próximas semanas. Caso alguma novidade aconteça no Distrito Industrial, algumas contratações poderão ocorrer somente no mês de novembro”, concluiu Nelson.

Para o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, a única certeza de contratações será para os setores de condicionadores de ar e tablet.

“O PIM não está com a produção aquecida, mas deve sim ter algumas contratações no próximo mês, mas nada que se aproxime com os anos anteriores. Somente os dois setores que apresentaram crescimento nos últimos meses deverão contratar alguma mão de obra para a produção do final de ano”, disse Périco.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com a redução de 10% nas vendas de motocicletas, mais de 10 mil demissões foram registradas, neste ano, no PIM.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House