CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Estados do Norte preparam ‘emboscada’ contra o MDIC

  1. Principal
  2. Notícias

25/02/2016

O governo federal pode ser surpreendido nesta sexta-feira, dia 26, em Manaus, na primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), que tem como principal objetivo a aprovação do decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que cria a Zona Franca Verde (ZFV) na Amazônia.

Uma operação silenciosa foi montada para lotar a sede da Suframa com governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos das capitais de abrangência da superintendência – Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Macapá.

O objetivo da mobilização é pressionar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a dar autonomia à Zona Franca Verde, sem ingerência do MDIC.

Os políticos da região têm informação de que essa ingerência está sendo gestada no âmbito do ministério e poderá surgir durante aprovação da ZFV, que, para entrar em vigor, precisa do aval do CAS.

A ingerência pode ocorrer, apurou o BNC, por intermédio de um dispositivo que imita a exigência de processos produtivos básicos (PPB) para a indústria. O instrumento é considerado um entrave para a Zona Franca de Manaus, por exemplo, e a porta para lobbys que impedem ou atrasam investimentos no Amazonas.

Caso o PPB da Zona Franca Verde esteja embutido na regulamentação do modelo criado por Dilma, as autoridades da região que possuem assento no conselho, prometem surpreender e pedir vista do processo e retardar a implantação do projeto, anunciado com festa pelo Planalto no dia 18 de dezembro.

Em Brasília, de onde a articulação está sendo orquestrada, o movimento já dava como certa as presenças do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), de seu vice, Papaleo Paes (PDT), do prefeito de Macapá, Clécio Luís, do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e de um deputado federal.

O governador do Acre, Tião Viana (PT), ficou de confirmar presença ainda nesta quinta-feira, mas já garantiu que a vice-governadora Nazareth Lambert (PT) participará da reunião e que membros da bancada federal do estado também virão a Manaus.

Também são esperados os governadores de Rondônia, Confúcio Moura, de Roraima, Suely Campos, e do governador do Amazonas, José Melo (Pros), que também foi convidado para participar da reunião do conselho.

Fonte: Blog do Nêuton Corrêa

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House