CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘Estadão’ dá corda para Temer acabar com incentivos da ZFM

  1. Principal
  2. Notícias

09/05/2016

Órgão de comunicação que vira e mexe ataca a política fiscal excepcional que mantém a agora convalescente Zona Franca de Manaus, o jornal O Estado de S. Paulo voltou à ofensiva contra o modelo industrial amazonense.

Em matéria de página inteira, em sua edição deste domingo, o impresso do Estado mais interessado em acabar com a indústria de outras regiões diz na manchete da notícia “Bolsa empresário chega a R$ 270 bi e pode ser revista por Temer”.

Incentivando essa providência para o iminente governo, o jornal ouviu especialistas que consideraram o valor monumental e sugere que esses benefícios fiscais, que atingem outros setores, precisam ser revistos.

O Estadão cita que o Amazonas participa dessas “benesses” do “bolsa empresário” recebendo, através de incentivos tributários da União, R$ 23 bilhões para fabricar “televisores, celulares e computadores”, numa clara intenção de jogar a opinião pública do país contra o Polo Industrial de Manaus, já que o cardápio industrial da Zona Franca vai muito além desses setores.

No parágrafo que trata do Amazonas, nas entrelinhas, a reportagem lamenta que o modelo tenha conquistado quatro prorrogações e agora tenha vigência até 2073.

Intolerância e desinformação

Há muito O Estado de S. Paulo se mostra intolerante e desinformado com a Zona Franca de Manaus.

Na última vez que engrossou suas tintas contra o modelo, no dia 16 de outubro do ano passado, em artigo assinado pela economista Zeina Latif, o jornal chamou os incentivos de “renúncia fiscal” e “gastos invisíveis”, sugerindo que a ZFM é uma despesa para o País.

O jornal, porém, apesar de ter conhecimento disso, não informa que as isenções fiscais para a indústria do Amazonas transformam-se em empregos, preservação ambiental e fazem do Estado o maior arrecadador federal da região.

Ou seja, o que entra em renúncia, volta em tributo.

Fonte: Blog do Nêuton Corrêa

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House