02/03/2016
O ministro de Comércio Exterior do Equador, Diego Aulestia, e sua delegação divulgaram a empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM) a rota hidroviária entre os portos de Manta e de Manaus como opção para incrementar a economia da região.
Aulestia foi recebido ainda no Palário Rio Branco para apresentar a proposta equatoriana ao prefeito em exercício de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), na manhã desta terça-feira, dia 1º.
“Nós estamos aqui, a pedido do prefeito (Arthur Neto), recebendo o ministro do Equador, que procura interagir não só na questão de alternativas de escoamento via hidrovias, mas também a intensificação do turismo e do comércio de matriz de insumos. Obviamente, que isso interessa à Prefeitura de Manaus, interessa ao governo do Estado, e esperamos que o Governo Federal tenha a mesma sensibilidade”, disse Wilker.
O prefeito disse que a sintonia da Prefeitura de Manaus com o Governo do Estado facilita que boas ideias para fazer o PIM reduzir seus custos e aumentar sua produtividade sejam bem recebidas.
Para o ministro, a indústria amazonense e consumidores se beneficiariam dos produtos equatorianos, e ao mesmo tempo a hidrovia abriria o mercado local para o país vizinho. “É uma via que pode perfeitamente abastecer o Amazonas de forma muito competitiva e em condições bastante favoráveis, tanto em relação a preço quanto à duração de transporte”, assegurou Aulestia.
A delegação equatoriana é formada por empresários, economistas e secretários de governo, bem como o embaixador do Equador no Brasil, Horácio Sevilla Borja. Eles participaram em Manaus da 2ª Rodada de Negócios Equador e Brasil, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas.
Fonte: Blog do Nêuton Corrêa