CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Epson amplia capital japonês no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

16/10/2014

O Japão, maior parceiro industrial da Zona Franca de Manaus acaba de ampliar sua presença no parque fabril amazonense. Os investimentos, que em 2013 superaram os US$ 2,65 bi, acabam de receber o incremento de US$ 3 milhões com a chegada da Epson do Brasil.

Com o objetivo de aumentar a eficiência e produtividade, através da redução de custos e aumento na agilidade da distribuição de produtos, a Epson do Brasil iniciou, nesta semana, a produção de dois modelos de projetores de vídeo (PowerLite X21 e Powerlite S17) voltados ao mercado coorporativo. A americana Jabil, instalada no Polo Industrial de Manaus desde 2002 é a responsável pela fabricação dos equipamentos, que conta com a supervisão de engenheiros japoneses. A produção inicial será de 3 mil unidades mensais.

O diretor de operações da Epson do Brasil, André Vaz, explica que a empresa optou por deslocar a fabricação dos projetores da unidade de São Paulo para Manaus devido à classificação áudio-vídeo do equipamento, categoria que goza dos incentivos fiscais da Zona Franca. De acordo com Vaz, a expectativa da multinacional é de triplicar esta produção nos próximos anos.

“Visualizamos uma capacidade de produzir em Manaus até 10 mil unidades por mês. Posso dizer tranquilamente que esta produção poderá ser três vezes maior”, garantiu.

Para Celso Piacentini, diretor da Jabil, a produção dos projetores da Epson no PIM aumentará a competitividade do produto. “Esperamos que o mercado aumente. Os consumidores terão acesso a um produto que antes era importado, agora feito com a mesma qualidade e os mesmos padrões de internacionais de montagem aqui em Manaus”, avalia o empresário.

Gustavo Igrejas, superintendente adjunto da Suframa destacou a importância da chega de mais uma empresa de renome internacional no Polo Industrial de Manaus. Para ele, a prorrogação do modelo por mais 50 anos, aprovada neste ano, garantiu aos investidores a segurança necessária em investir na região.

“É importante para as duas partes – para a Zona Franca, com a vinda da marca Epson, e para a Jabil que agrega mais uma marca em suas parcerias. Certamente 50 anos sempre pesam na decisão de vinda de qualquer investimento para a Zona Franca de Manaus”, lembrou.

O Grupo Epson

O grupo possui mais de 75 mil colaboradores distribuídos em 97 empresas localizadas em todo o mundo. A Epson está entre as 10 companhias que mais registram patentes, por conta de suas tecnologias proprietárias, mundialmente.

No Brasil, a Epson iniciou suas operações em 1984 e em 1997 inaugurou sua fábrica em Barueri, no Estado de São Paulo, ocupando uma área de 19 mil metros quadrados, certificada internacionalmente pela ISO 14001.

Tradicionalmente conhecida pela qualidade das impressoras jato de tinta, a subsidiária brasileira tem como estratégia fortalecer sua atuação também no mercado B2B, por meio de seus produtos profissionais, entre eles, videoprojetores, impressoras de grande formato, scanners, rotuladoras, mini-impressoras para automação comercial e robôs para automação industrial, além de projetos especiais para aeroportos e área têxtil.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House