26/05/2014
Apesar disso, as empresas de transporte do Estado receberam bem o anúncio de melhorias na via, segundo o diretor do Sindicato das Empresas de agenciamento de Cargas e Logística do Transporte Aéreo e Rodoviário do Amazonas (Setcam), Augusto Nonato.
“Essa rodovia é muito importante para nós. O ideal é que ela fosse recuperada pelo governo, sem a incidência de pedágio. Mas como sabemos que, pelo poder público, essas melhorias nunca serão feitas, não tem jeito. Temos que recorrer à iniciativa privada, pois a via está precisando muito de reforma, ela é de 1959”, disse.
A BR-153, conhecida como Transbrasiliana, é a principal rota de escoamento via cabotagem da produção do PIM para as regiões Centro-Oeste e Sul/Sudeste do País, a partir de Santarém (PA).
O Grupo Galvão Engenharia venceu o leilão governamental, realizado ontem, para operar o trecho de 624 quilômetros (Km). A empresa poderá explorar a rodovia por 30 anos, mas deverá investir R$ 4,31 bilhões na melhoria das vias.
A proposta de pedágio prevê a cobrança de R$ 4,979 a cada 100 Km, com a possibilidade de instalação de nove postos de pedágio.
Fonte: Portal D24am.com