CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Encontro estimula indústria brasileira

  1. Principal
  2. Notícias

17/07/2018

Por Gilmar Freitas

O Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado no último dia 3 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, foi um dos melhores dos últimos anos, com debates de grandes temas que impactam o desempenho da indústria e da economia brasileira. Com a participação das Federações das Indústrias dos 26 estados e do Distrito Federal, além dos sindicatos da indústria por setor e base territorial, ficou demonstrada mais uma vez a atuação de vanguarda que o segmento exerce na economia do Brasil. Por 80 anos a Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem se dedicado à melhoria do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade da indústria nacional e ao desenvolvimento socioeconômico do país.

Em encontros como esse a indústria nacional é estimulada a adotar inovações tecnológicas que possibilitem seu ingresso e desenvolvimento na 4ª revolução industrial, para a inserção no mercado global altamente competitivo. Atualmente, a indústria brasileira responde por 21% do Produto Interno Bruto (PIB), com participação de 55% de exportações, 32% da arrecadação de tributos federais, 25% da arrecadação previdenciária, geração de aproximadamente 10 milhões de empregos e 21% do emprego formal do Brasil.

No apoio ao setor industrial brasileiro, o Sistema Indústria rede formada pela CNI, Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federações da Indústria dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 1.280 sindicatos patronais industriais - promove ações e projetos nas áreas de educação básica, formação profissional, capacitação empresarial e soluções técnicas e tecnológicas.

Também desenvolve programas socioeducativos que contribuem de maneira efetiva para melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, atuando ainda na defesa e promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e a produção industrial do país.

E nesse contexto que o Sistema Indústria atua, procurando conquistar a competitividade e o crescimento dos negócios, aumentando a produtividade e a geração de mais empregos, com iniciativas de estímulo à inovação, criação de programas de melhorias de gestão, de acesso a novas tecnologias, da capacitação profissional de alto nível, das soluções em saúde e segurança do trabalho e à promoção da saúde.

No dia seguinte, 4 de julho, seis pré-candidatos à Presidência da República tiveram a oportunidades de expor suas ideias e intenções na condução do país, caso um deles seja eleito. No dia 5, os representantes da indústria do Amazonas visitaram a Olimpíada do Conhecimento, evento em que o SESI e SENAI promoveram uma exposição, recheada de inovações e tecnologias que transformarão a vida no futuro. Um espaço que reúne arte, informação, inovação e tecnologia, que refletem as novas possibilidades que surgem com as transformações do mundo e da sociedade.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House