22/05/2015
Dentre as muitas deficiências que o setor enfrente no Amazonas é a fragilidade no que diz respeito a inexistência de uma legislação que promova o ordenamento do transporte hidroviário no Amazonas. “É notória a precária oferta de infraestrutura portuária em Manaus para atender o transporte de cargas e passageiros, além da inviabilidade da maioria dos portos construídos no interior do Estado, que contribuem para a insegurança e ineficiência do transporte fluvial”, alertou.
O transporte fluvial no estado do Amazonas concentra a maior parte da condução de cargas e passageiros dentre os modais. O transporte fluvial transporta cargas granéis líquidas (derivados de petróleo), granéis sólidos (grãos), carga geral, carretas/contêiner e passageiros.
O sindicalista alertou que “as pessoas que atuam no transporte de passageiros com os barcos de recreio são gente humildes do interior. A maioria tem passado de pai para filho as embarcações até a terceira geração. Geralmente essas pessoas não tem empresa organizada e é difícil para eles se adequarem. Esperamos contar com olhares das autoridades e dos órgãos de financiamento para que possa investir, alavancando um meio de transporte melhor na nossa Amazônia”.
Fonte: Maskate