24/01/2023
A experiência do colaborador está em alta no mercado de trabalho. Com isso, cada vez mais as empresas têm procurado gerar resultados por meio do investimento na carreira dos funcionários, combinado a um ambiente de trabalho saudável.
Segundo o estudo Marca Empregadora da Randstad, consultoria global de RH, a progressão na carreira foi o fator mais importante para 77% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher um emprego. O estudo mostra ainda que salários, benefícios e um ambiente de trabalho agradável aparecem empatados com 74% na segunda posição do ranking geral.
Gradativamente, empresas que apostam em uma gestão mais humanizada e uma liderança próxima vêm ganhando espaço e destaque no mercado. É o caso da FPFtech, um dos centros de tecnologia e inovação mais importantes da região Norte, com 24 anos de atuação na área.
O diretor executivo da FPFtech, Luís Braga, é um grande exemplo de crescimento na carreira dentro da empresa. “Eu comecei na FPFtech em 2001 como programador júnior e, desde então, fui aproveitando cada oportunidade de trabalhar em projetos novos e desafiadores que mostrassem minha competência e minha capacidade de vencer”, contou.
Com isso, Braga passou a coordenar projetos, depois se tornou gerente de projetos de desenvolvimento de software, foi diretor de operações, até chegar ao comando do centro de tecnologia e inovação.
“A FPFtech sempre foi um ambiente de muito aprendizado, sempre tivemos a oportunidade de aprender com os colegas que tenham experiências diferentes. A FPFtech sempre se preocupou muito em manter as pessoas, desenvolvendo suas carreiras. A forma de fazer isso era através de qualificação”, afirmou.
Incentivo à qualificação
A FPFtech tem um programa de qualificação profissional que oferece treinamentos, cursos e incentivo financeiro para os colaboradores fazerem especializações dentro da área de interesse de interesse da empresa e também de outras áreas que podem ser de interesse no futuro.
“Aproveitando essas oportunidades, eu cursei uma especialização em Gestão de Projetos, fiz um MBA de Gestão de Empresas e Negócios e também cursei a faculdade Direito e agora estou fazendo especialização em Direito Tributário. Isso paralelo a toda a minha carreira”, contou Luís Braga.
Além do incentivo à qualificação profissional, a FPFtech também busca promover o bem-estar dos colaboradores, com um ambiente de trabalho acolhedor, que incentiva a criatividade e oferece flexibilidade na forma de trabalho, com a possibilidade das atividades serem realizadas de maneira híbrida (que combina presencial e à distância) e remota.
Outros benefícios oferecidos pela empresa são o programa de idiomas e de qualidade de vida, plano odontológico, plano de saúde, além do day-off - liberação do trabalho - no dia de aniversário e aulas de yoga.
Na visão do diretor executivo da FPFtech, diante de um cenário de escassez de profissionais na área de tecnologia, é preciso cada vez mais especializar os colaboradores e oferecer um ambiente de trabalho agradável. “Aliado à capacitação, é preciso também oferecer um ambiente acolhedor, em que as pessoas se sintam bem, para que elas queiram permanecer na empresa”, finalizou.
Legenda da foto: O Diretor Executivo da FPFtech, Luís Braga, começou como programador júnior e aproveitou todas as oportunidades de qualificação oferecidas pela empresa
Fotos: Divulgação/FPFtech