CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Empresas e institutos se unem contra a crise

  1. Principal
  2. Notícias

06/04/2020

Fonte: Acrítica

A indústria amazonense, empresas de diversos segmentos e instituições de ensino e pesquisa estão engajadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). As iniciativas vão da doação de bens a serviços, até projetos de tecnologia para o desenvolvimento de equipamentos pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), para ajudar os pacientes desta doença.

A FPF Tech, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão desenvolvendo protótipos do equipamento mais importante para a manutenção da vida de pacientes graves da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

A UEA, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), trabalha no desenvolvimento de um respirador mecânico. Além da produção, a iniciativa da UEA é para a manutenção dos ventiladores da rede estadual de saúde que apresentam defeito.

KIT DE EPIS

A Universidade também tem outras iniciativas para produção local de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O reitor da universidade, Cleinaldo Costa, apresentou nesta semana o kit de EPIs - com macacão, máscara, avental, pro pé e capuz - já desenvolvido para os profissionais de saúde. A iniciativa tem apoio de órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outros parceiros.

Um protótipo de respirador pneumático também foi desenvolvido por técnicos da Escola de Mercado do Senai. Ainda que não seja compatível com os usados nos hospitais, o equipamento poderá ajudar na manutenção da vida de um grande número de pacientes, caso seja aprovado para produção em escala.

O produto contou com apoio de médicos da rede estadual e privada de saúde na parte de desenvolvimento e testagem, e depende de material para a produção em escala e das licenças necessárias para produtos recém-desenvolvidos.

PROTÓTIPO

A FPF Tech também reuniu uma equipe multidisciplinar, contendo engenheiros, médicos, profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre outros, para desenvolver um protótipo de ventilador mecânico de baixo-custo e funcional, que possa ser produzido em grande escala.

De acordo com Luís Braga, diretor executivo da FPF Tech, a ideia é desenvolver um aparelho seguro e apto a salvar muitas vidas. “Estamos com uma equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com nossos melhores engenheiros, respaldada também por uma equipe médica especializada, para desenvolver e criar um respirador hospitalar eficiente e de baixo-custo para ser produzido em grande escala. Acreditamos que é papel de todos encontrar meios de ajudar a vencer a essa crise, bem como, salvar vidas, sendo assim, queremos e faremos a nossa parte através desse projeto”, afirmou.

O projeto ainda está em sua fase inicial e passará por uma série de testes e validações conforme as etapas de desenvolvimento, de modo que quando pronto seja seguro, eficiente e atinja os padrões de qualidade exigidos.

Empresas fazem doação de álcool

A Pharmakos D'Amazônia, especializada em phytocosméticos e alimentos totalmente produzidos na região, fabricou 100 litros de álcool em gel e afirmou que se conseguir mais 600 litros de álcool, tem matéria-prima para produzir e doar.

Uma indústria de produtos químicos e farmacêuticos do PIM fez a doação de uma tonelada de álcool em gel para a população. Os administradores da empresa solicitaram à reportagem que não citasse o nome. “Não doamos com objetivo de aparecer”, disseram.

A Recofarma Indústria da Amazônia LTDA, fábrica de Pharmakos fez 100 litros de álcool concentrados da Coca-Cola Brasil em Manaus, fez doação para os Governos do Estados do Amazonas e de Roraima, de 50 toneladas de álcool etílico 70%. O produto foi produzido pela própria planta e entregue para as Secretaria de Saúde dos Estados.

“As pessoas estão no centro do nosso negócio. E, como não pode ria deixar de ser, diante do avanço do novo coronavírus em todo o mundo, temos tomado medidas que acreditamos ser capazes de ajudar as pessoas a atravessar essa crise”, disse a administração da empresa por meio de nota.

Ufam e Virrosas firmam parceria

Três empresas uniram forças para disponibilizar álcool em gel para hospitais do Amazonas. A Atem está produzindo o álcool, a Magistral embalagens e Videolar as tampas.

Outra parceria entre a fábrica Virrosas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vai produzir e doar 9 mil litros de álcool líquido e em gel a 70%, para órgãos públicos, em Manaus, na próxima semana. O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, a Distribuidora Via Certa e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) são apoiadores do projeto.

Serão 3 mil garrafas, com capacidade de 500 ml (0,5 L); 5 litros; 12,5 litros; 25 litros e 50 litros. Além de ser responsável pela fabricação das garrafas, a Virrosas vai contribuir com a doação de insumos - hipoclorito e glicerina - com objetivo de auxiliar na limpeza de hospitais. Um cronograma de distribuição está sendo elaborado para que a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) possam receber as doações e garantam mais higienização aos profissionais das respectivas áreas, impedidas de ter suas atividades interrompidas neste período de confinamento domiciliar.

Saiba Mais

Máquinas A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) viabilizou 20 máquinas de costura para apenados. Antonio Silva, presidente da Fieam conta que as máquinas foram adquiridas junto aos sindicatos patronais de bebida e metalúrgico. “Essas máquinas foram enviadas ao sistema prisional para que lá pudessem confeccionar máscaras e EPI’s para a própria Polícia Militar”, relatou.

A Federação também anunciou a doação de 10 computadores para os pesquisadores do Hospital Tropical realizarem as pesquisa com cloroquina e mais 20 computadores para a Fundação Cecon. O presidente da Fieam anunciou ainda que está intermediando junto à Positivo Tecnologia, a doação de 300 computadores para hospitais do governo do Amazonas.


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House