CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Empresas do PIM vão reabrir

  1. Principal
  2. Notícias

11/04/2020

Fonte: Acrítica

Jeferson Ramos

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco compartilhou em uma rede social, durante a semana, um vídeo informando que das 22 empresas do Distrito Industrial que adotaram paralisação total ou parcial das atividades fabris, "pelo menos algumas delas devem retomar a produção na semana que vem e outras na semana seguinte".

Périco disse que as empresas não estão medindo esforços para manter os empregos e que anseia que o comércio também possa reabrir, setor frontalmente atingido pelas medidas restritivas e pelo decreto do governo do Estado que impediu o funcionamento do comércio não essencial.

A Moto Honda da Amazônia que havia anunciado o retorno das atividades produtivas da fábrica de Manaus para o dia 13 de abril, prorrogou para 20 de abril. Os colaboradores permanecem em férias coletivas.

A Yamanha também suspendeu a produção de motos e de motores de popa concentrada na Zona Franca de Manaus (ZFM) no período de 31 de março a 19 de abril, regressando às atividades no dia 20 de abril. A Harley-Davidson do Brasil tem previsão de retomada da linha "As rotas que transportam os trabalhadores têm que diminuir a quantidade de pessoas".

Conforme a Fundação de Medicina Tropical (FVS) até o dia 24 de março não existia caso de coronavírus confirmado entre os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM). FVS se posicionou após circular boatos de que um funcionário da Samsung estaria infectado pelo novo coronavírus, Fundação atestou positivo para Influenza B, outra síndrome respiratória. A empresa suspendeu as atividades no dia 28.

DISTÂNCIA

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, disse que a Fundação Vigilância Sanitária (FVS) deve acompanhar o cumprimento das medidas de segurança nas empresas que vão retomar as atividades.

Segundo ele, em certas linhas de montagem de celulares, a distância entre os trabalhadores não chega a 50 cm. "Então, tem que aumentar esta distância e a produção tem que diminuir um pouco do ritmo. Fazer dois turnos para evitar esse processo todo. O distrito é uma agregador de pessoas.

As rotas que transportam os trabalhadores têm que diminuir a quantidade de pessoas. Em um ônibus que levava quarenta pessoas, leva só vinte pessoas. É necessário essa vigilância porque o sindicato não tem poder de polícia", disse.

Valdemir informou que na segunda-feira a Samsung deve retomar as atividades da fábrica de Manaus com quadro de funcionários reduzido. "Todos os 600 mil funcionárias não vão trabalhar, alguns vão permanecer de férias e outras não", contou.



Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House