CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Empresários do Polo Industrial de Manaus participam de curso sobre a Indústria 4.0

  1. Principal
  2. Notícias

28/06/2021

Fonte: G1

Matheus Castro

A cultura da Indústria 4.0 é tema de um curso oferecido para empresários do Polo Industrial de Manaus. O encontro é realizado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e vai até a terça-feira (29), em formato digital.

O curso faz parte do Programa Prioritário da Indústria 4.0, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e visa auxiliar empresas que são abrangidas pela Lei de informática e que precisam destinar parte de suas verbas para estudos e pesquisas sobre o setor, conforme determina a legislação.

O G1 conversou com coordenador do projeto, Alberjan Pinto, que explicou que a iniciativa visa oferecer oportunidades para as empresas que querem se lançar nessa nova era de transformação digital.

"O programa é uma iniciativa da Suframa e o CITS é o coordenador. Temos trabalhado para alavancar a região com o tema e levar esse processo de transformação digital para as indústrias. Então, o que nós temos feito durante quase um ano é um trabalho de sensibilização, ouvindo dos empresários como a nossa indústria está, porque o programa é um fomentador de oportunidades para essa nova era de transformação digital", disse.

O programa começou em agosto de 2020 e até agora 15 empresas participam da iniciativa, que funciona como uma espécie de jornada de transformação digital. Um desses participantes é o gerente técnico de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa do Polo Industrial de Manaus, Rômulo Fabrício, que explica que a indústria 4.0 é uma cultura.

"Eu sou técnico, trabalho com ciência da computação, com engenharia, o meu foco era tecnologia. Então eu pensava que a indústria 4.0 era algo com inteligência artificial, origem da inteligência e na verdade o foco é muito mais que isso, é cultura, é processo. É claro que existe toda a questão tecnológica, mas têm pilares dentro do curso que mostram que é muito ampla essa ideia", avaliou.

Para ministrar o curso, a CITS conta com o apoio da Academia Alemã de Ciências e Engenharia (Acatech) e parte do curso é instruída pelo doutor em indústria 4.0, Sebastian Schmitz. Quem também ajuda nos conteúdos é o professor doutor Manuel Cardoso, que falou ao G1 sobre os conhecimentos repassados aos empresários.

"A indústria 4.0 ao contrário do que se tem propagado, ela não é uma tecnologia. Ela é uma cultura, que se abastece de novas tecnologias, que lhe dão a propriedade de tornar-se uma organização em manufatura, que aprende a ser eficiente em se adaptar a realidade. Ela agrega inteligência à manufatura", explicou.

O curso tem três módulos. O último busca levar os empresários para fazer uma imersão na Alemanha, considerada o berço da Indústria 4.0. O CITS também tem previsão de abrir uma nova turma para novos interessados a partir de julho.

"Eu não acredito que seja apenas o curso que dará essa ajuda [para as empresas]. Mas sim, todo o método utilizado, que realmente dá suporte na área de transformação digital", avaliou Sebastian.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House