CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​EMPRESÁRIO DENIS MINEV E PESQUISADOR MARCUS LACERDA PARTICIPAM DE DÉCIMA REUNIÃO DO COMITÊ ZFM COVID-19

  1. Principal
  2. Notícias

26/05/2020

O COMITÊ ZFM COVID-19, iniciativa das entidades CIEAM, FIEAM, ELETROS e ABRACICLO realizou sua décima reunião semanal e contou nesta segunda-feira, 25, com a participação do diretor-presidente da BEMOL, Denis Benchimol Minev. O empresário e pesquisador apresentou o painel "Estudo sobre o Covid-19 em Manaus", no qual estima que 1,05 milhões de manauaras já foram infectados pelo novo coronavírus (48% da população).

Relação entre enterros e registros

De acordo com o estudo de Denis Minev, a curva dos enterros realizados em Manaus é muito semelhante às certidões de óbito emitidas em Manaus. "Dá pra ver claramente que na última semana de abril, principalmente, início de maio nós tivemos um volume de óbitos absolutamente extraordinário para Manaus, o normal é entre 26 e 30 óbitos por dia, nós chegamos a ter 167 em 1 dia. A média da pior semana foi acima de 120, e dá pra ver também claramente que desde o início de maio, nós temos uma curva descendente no número de óbitos, dá para estimar o número de óbitos acima do normal para Manaus. Esse número tem algumas ressalvas, por exemplo, pode ser que alguns desses óbitos ocorreram porque, por exemplo, foram algumas pessoas que infartaram e não conseguiram atendimento. Então esses óbitos não foram por Covid, apesar de terem acontecido acima do normal. Por outro lado, tem muitos menos óbitos acontecendo por acidentes veiculares, por exemplo, e de violência. Então, eu estimo, que todos os óbitos acontecidos acima do normal foram por coronavírus, essa é uma premissa", explica.

O estudo foi atualizado até 23 de maio, neste link https://lnkd.in/gXyu2yG

Cartórios

Segundo o estudo realizados pelo empresário, os números batem principalmente quando o número de enterros é maior que o dos cartórios, "e aí o número de cartórios duram um certo tempo porque têm um certo prazo para registrar. No segundo item, se tem algumas premissas que eu utilizei, a pessoa se torna contagiosa em torno do quinto dia e ela é contagiosa durante 10 a 15 dias, têm vários estudos que apontam em números semelhantes que eu vi e apontam para um óbito em torno de 18, 29, 20 dias com uma variabilidade razoável", diz Denis.

Coordenador de pesquisa sobre Covid participa do Comitê

Desta mesma reunião participou também, Marcus Lacerda, pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), responsável pelo estudo "CloroCOVID-19", pioneiro aprovado no dia 23 de março pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Em relação à quantidade de mortes avaliadas no estudo de Denis Minev, o pesquisador Marcus Lacerda confirmou o resultado, "é isso mesmo, desde o início para entender o número real de casos a gente ia ao cemitério e o secretário, a Semulsp e o prefeito têm me enviado quase que diariamente a lista de sepultamentos, por aí a gente vê claramente o que têm acontecido na cidade. De fato, teve um excesso de mortes brutal, uma cidade que estava acostumada a enterrar trinta pessoas por dia passa no seu pico a enterrar 170, 180 pessoas por dia, como ele falou, tem um período de 15 dias para notificar o sistema e isso na fase da pandemia teve um pequeno delay, mas os números batem e em relação ao contágio".

Medidas recomendadas às empresas

Lacerda destaca que trabalhos mostram que pessoas ficaram contagiando por mais de 30 dias, "mas isso deve ser uma exceção, na verdade se você pegar até 14 dias a quantidade de vírus é menor. Apesar de ter muita dúvida sobre o tempo de transmissão, se a gente se concentrar nas duas primeiras semanas consegue entender melhor quais medidas devem ser tomadas nas empresas", diz.

Retorno das atividades econômicas

Sobre o programa de reabertura gradual do governo do Estado para o comércio a partir da semana que vem, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco, disse que as entidades estão acompanhando desde o cronograma de reabertura apresentado para maio, "nós vamos acompanhar isso de perto, já haviam apresentado esse cronograma de reabertura, mas por conta da situação em que nos encontrávamos no começo de maio, isso foi postergado para junho e acabou de ser confirmado hoje".

Neste encontro também foram apresentadas as atualizações da indústria sobre cooperação institucional para o combate ao Covid-19, as medidas dos poderes públicos para o enfrentamento da crise econômica e o andamento da AÇÃO SOCIAL INTEGRADA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS, que já entregou mais de 63 toneladas de alimentos para as comunidades vulneráveis de Manaus.

Texto: Comunicação CIEAM

Fabíola Abess

imprensa@cieam.com.br

(92) 98161-8221

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House