CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Empregos temporários

  1. Principal
  2. Notícias

15/09/2016

Em Manaus, 188 mil pessoas estão fora do mercado de trabalho, o que representa um aumento de 17,4% de desocupação no segundo trimestre de 2016, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas temporárias na indústria e comércio para o fim do ano são uma oportunidade para quem está fora do mercado. No entanto, este ano as expectativas de contratação estão baixas.

De acordo com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, somente o setor de produção de ares-condiciona-dos, até o momento, contratará empregados temporários.

"O consumo não aumentou, a insegurança do consumidor melhorou um pouco, mas não o suficiente. Existe todaumaconjuntura que traçaesse momento", afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, enfatiza que o setor tem dificuldades, mas que aos poucos o otimismo está voltando por conta da nova administração do País.

"A missão principal é fazer voltar a funcionar as 25 lojas do centro de Manaus que fecharam. No primeiro momento que consegue abrir as lojas, vai ajudar tanto efetivos quanto temporários. No segundo momento esperamos conseguir, pelo menos, a mesma quantidade de contratação de temporários do ano passado, que já foi ruim, e não um número menor", explicou Assayag.

PIM

As estatísticas das atividades do Polo Industrial de Manaus (PIM) realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) aponta a evolução da mão-de-obra efetiva, temporária e terceirizada do PIM. Apesar do aumento de 313 postos de maio para junho deste ano, em comparação com o mesmo período em 2015, contabilizam 22.363 empregos a menos no setor industrial.

Pontos

A responsável pelo setor de "Empregue Habilidades" do Centro Literatus (CEL), Kelly Santiago explica sobre contratações em diferentes ramos do mercado:

- Mediante ao cenário de crise econômica,as contratações estão voltando lenta mente;

- As indústrias optam por recontratar os funcionários que foram desligados;

- O núcleo de "Empregue Habilidade" direciona mais profissionais para a saúde;

- O mercado busca o "CHA": Conhecimentos, Habilidades e Atitudes;

- A admissão é feita pelas habilidades técnicas e a demissão pelo comportamento, portanto precisa ser aperfeiçoado.

Em números

- 11,8

milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, de acordo com os dados do segundo trimestre desse ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação a 2015, o aumento representa 37,4%.

Em busca de recolocação

A assistente social Sandra Antunes está desempregada e encontrou meios para superar os desafios do mercado. Atualmente faz bolos e kits festas, mas procura chances fora da especialização que possui. "Se tiver uma oportunidade, mesmo que fuja um pouco da minha área eu aceitarei. Já entreguei currículo para várias empresas", disse.

Desempregada há quatro meses, Raiany Marinho não perde as esperanças de conseguir trabalho.

"A situação no País não está fácil. Chegando a época festiva, espero conseguir um emprego, ainda mais tendo um bebê pequeno. Já deixei currículos em escolas de idioma, lojas de telefonia e em alguns outros lugares", contou.

Karoline Farias tem bastante experiência na área de vendas, call center e atendimento ao público em geral, mas mudou de ramo e está sem trabalhar há nove meses. Mesmo com as atribuições curriculares encontra dificuldades.

Fonte: Jornal A Crítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House