CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Emprego tem o melhor julho desde 2013 no AM

  1. Principal
  2. Notícias

15/08/2017

Reportagem publicada no portal D24am.com

A geração de empregos formais no Amazonas, em julho, foi a melhor desde 2013, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados, ontem. No sétimo mês de 2017, foram geradas 1,8 mil postos de trabalho, resultado abaixo apenas das 3,3 mil vagas abertas há quatro anos. No acumulado de janeiro a julho, o saldo de empregos continua negativo, com o fechamento de 2,4 mil empregos formais.

A indústria voltou a contratar e abriu 570 vagas, em julho, o melhor desempenho entre as atividades, seguida pelo comércio com 518 postos e da agropecuária, que abriu 404 vagas no Estado.

Pela primeira vez, em 33 meses, o mercado da construção civil teve aumento no número de geração de empregos no País e o Amazonas foi o Estado que registrou o maior crescimento, com 353 novos postos de trabalho gerados no setor. Para o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Romero Reis, o resultado mostra que a economia está começando a caminhar separadamente do ambiente político.

“A retomada do crescimento já é fato e alguns dos reflexos disso são a poupança com saldo positivo, a taxa Selic de um dígito e com expectativa de redução, podendo chegar na faixa entre 7% e 8%, até o final de 2017, além da inflação abaixo da meta. Ao analisarmos esse quadro, podemos afirmar que o crescimento continuará tímido, porém, constante. Ao longo de pelo menos uma década, teremos mais estabilidade, geração positiva de postos de trabalho, distribuição de renda e qualidade de vida”, assegurou o empresário.

A extrativa mineral foi o único setor do Estado com resultado negativo, com sete vagas a menos. No acumulado de 12 meses, a geração de empregos ainda é deficitária com fechamento de 5,3 mil vagas formais.

Depois de Manaus, que abriu 1,5 mil postos, Humaitá foi o município com maior geração de vagas no Estado (31), entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, seguido por Boca do Acre (23) e Itacoatiara (13).

Em todo o Brasil, foram criadas 35,9 mil vagas de empregos formais, em julho. A indústria do País foi o setor que mais gerou vagas, com 12,5 mil, seguido pelo comércio e serviços.

O Amazonas foi o Estado com o quarto melhor saldo, em julho, atrás apenas de São Paulo com 21,8 mil, Mato Grosso com 8 mil e Goiás com 4,7 mil. Vinte das 27 Unidades da Federação apresentaram saldos positivos.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House