CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Emendas e o CBA

  1. Principal
  2. Notícias

16/08/2016

Na próxima quinta-feira, entidades de classe do setor produtivo vão debater com os parlamentares da bancada federal do Amazonas – na presença dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – emendas para o Orçamento da União, do próximo ano, destinadas aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento do CBA, Centro de Biotecnologia da Amazônia.

Matriz do desenvolvimento

O encontro se reveste de simbolismo porque traduz caminhos e descaminhos da Zona Franca de Manaus, seus avanços, travas e retrocessos e a teimosia de alguns atores em resguardar a Lei que antepara esta matriz de desenvolvimento econômico.

Apoio às entidades

A rigor, estas emendas surgem como um amparo material para dar sequência ao esforço conjunto das entidades de classe, da Suframa, Inmetro, e alguns pesquisadores obstinados daquele Centro, sob a batuta de Adrian Pohlit, que começa a dar passos firmes na definição de seu modelo de gestão, com um CNPJ em punho, que deverá ser emitido nos próximos meses. Agora vai, porque o esforço de todos assim determinou.

Retomada salutar

Esse encontro, por outro lado, retoma uma interlocução salutar entre as empresas, o poder executivo e a classe política, esvaziada pela crise, no clima do salve-se quem puder, onde deveria ser mais frequente e fecunda essa aproximação.

Mobilização geral

Com essa proximidade, base de envolvimento maior dos parlamentares com os gargalos e embaraços da ZFM, todos estariam mobilizados para resguardar esta fonte material de riqueza, de oportunidades, emprego renda que Manaus abriga e de onde se expande uma onda nacional de benefícios.

Hora da biotecnologia

As emendas do próximo Orçamento vão substituir os recursos de P&D que as empresas recolhem para o governo Federal desde os anos 2000, confiscados para outros fins em 80% desde então. A construção do CBA, que se deu a partir daquele momento, utilizou essas verbas, mas sua consolidação foi travada ao sabor da política pequena, da visão estreita, da querela paroquial que ainda persiste entre determinados agrupamentos partidários.

Ninguém merece !

*** Enquanto o Amazonas se desdobra para manter a Zona Franca intocável, forças estranhas teimam em queimar o filme do desenvolvimento regional.

*** Felizmente, os governos que se sucederam não sucumbiram às investidas, principalmente de São Paulo, em detonar nosso modelo.

*** A Zona Franca de Manaus está se diversificando, interiorizando e espalhando mais desenvolvimento a toda região, para desespero dos seus inimigos.

Fonte: Maskate

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House