14/07/2014
O Brasil é um país de imensos recursos, base económica estável, sistema financeiro sólido, boas condições macroeconomicas e grande potencial de desenvolvimento. Atualmente, sete das 30 empresas chinesas que fazem parte da lista Fortune 500 já fazem negócio no Brasil. No entanto, as companhias da China encontram vários problemas devido ao desconhecimento sobre o mercado brasileiro.
A empresa Jialing Motocicleta entrou no Brasil em 1999, após um período de pesquisa e adaptação de sete anos. A empresa estabeleceu uma fábrica na Zona Franca de Manaus, em 2006, e criou a marca TRAXX. Como a maioria das empresas chinesas, a Jialing Motocicleta também enfrentou problemas devido ao desconhecimento sobre o mercado brasileiro e ao posicionamento da empresa no mercado. O responsável da fábrica, Jian Yonghong, lembrou as experiências iniciais que tinha sobre o Brasil.
"No início colocamos à venda alguns modelos de motocicleta que eram populares na China, mas falhamos devido aos diferentes hábitos de consumo e preferências dos consumidores brasileiros. Os chineses gostam mais dos desenhos aerodinâmicos, mas os bresileiros preferem as linhas duras, que permitem evidenciar as suas particularidades. Optamos finalmente por desenhar as motocicletas atendendo aos gostos dos consumidores locais."
O embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, sugere às empresas chinesas que façam pesquisa sobre Brasil e o mercado antes de investir no país.
"Têm de adaptar-se se querem investir no Brasil. As empresas têm de ter capacidade suficiente para se desenvolver no Brasil, ou então é melhor nem vir. Além disso, precisam de um plano a longo prazo caso desejem realizar investimentos e fazer comércio no Brasil. E o conhecimento sobre as leis brasileiras é indispensável, as empresas devem empregar especialistas para ter consultas e apoio."
Li Jinzhang ressaltou que além dos esforços das empresas, o apoio do governo tembém é necessário. Segundo Li, os responsáveis dos departementos relacionados devem conversar com as empresas, oferecendo recursos para ajudar as empresas a conhecer melhor o mercado brasileiro, procurar o caminho certo e ter soluções para resolver questões particulares do Brasil.
Por outro lado, os investimentos e desenvolvimentos das empresas chinesas no Brasil também geraram vários empregos para os habitantes locais e contribuem para o desenvolvimento da economia brasileira.
Fonte: CRJ Online