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Em busca de competitividade

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01/07/2013

Reverter o quadro de importação dos insumos para o segmento de duas rodas, que chegou a 34% até maio deste ano, aumentar a produção dos ciclomotores no Polo Industrial de Manaus, tendo em vista o crescimento do mercado, e aumentar a produção local de partes e peças metálicas para motocicletas de todas as cilindradas. Esses são os objetivos dos novos PPB (Processos Produtivos Básicos) elaborados pela Suframa, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (Simefre) e Associação Nacional de Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto) e fabricantes do setor.
As sugestões foram apresentadas em reunião presidida pelo Superintendente da Suframa Thomaz Nogueira no último dia 20 de junho e foram elaboradas com base nos números apresentados pelo polo de duas rodas em 2013 e em discussões anteriores, que aconteceram nos meses de dezembro do ano passado e em fevereiro e março deste ano.
As alterações propostas para o PPB de motocicletas visam proporcionar o adensamento ainda maior da cadeia produtiva do setor de duas rodas do PIM e o fomento à geração de postos de trabalho, com a participação maior de insumos fabricados na Zona Franca de Manaus no produto final. Além disso, as mudanças propostas visam, sobretudo, corrigir eventuais distorções nas regras produtivas e estimular a competitividade do segmento como um todo. Segundo Gustavo Igrejas, superintendente adjunto de projetos da Suframa, o objetivo do novo PPB é dar mais competitividade para os ciclomotores produzidos no PIM frente aos veículos importados.
"O mercado de importados é muito grande. A gente está tentando deixar o PPB um pouco mais simples para podermos avançar sobre os importados", justificou Igreja. Ele explicou ainda que os 34% de importações de insumos – número considerado alto pela Suframa - motivaram o aumento na produção de peças metálicas.

Desempenho

Dados do relatório Indicadores de Desempenho da Suframa de 2013 mostram que, até abril deste ano, foram produzidos no PIM 559.156 motocicletas, motonetas e ciclomotores.
No mesmo período do ano passado, a produção foi de 659.994 unidades, chegando a um total anual de 1.708.141 motos. De acordo com os números da Suframa, apesar do total em 2013 ser inferior ao de 2012, há crescimento mês a mês em 2013. Isso se deve à recuperação nas vendas após a crise de crédito que ocorre no segmento desde o segundo semestre do ano passado. Ao todo, o setor de duas rodas é responsável por 18,46% de todo o faturamento do PIM.

Acordo

A Suframa informou ainda que os representantes do segmento presentes demonstraram acordo com a proposta apresentada pela Suframa e acreditam que elas podem proporcionar maior competitividade aos produtos do PIM. As alterações atendem principalmente aos pleitos dos segmentos de plástico, estamparia metálica e fios/cabos instalados no PIM. Contudo, eles pediram um prazo de até 60 dias para que o texto da minuta fosse revisado por todos a fim de ser levado à consulta pública. Após esta avaliação, será apresentada à Suframa a posição consolidada de todo o setor fabril de motocicleta.
O superintendente Thomaz Nogueira afirmou que a autarquia tem uma agenda qualitativa para o segmento. "Precisamos lidar para que isso seja posto em prática, tendo em vista a importância do setor para o Polo Industrial de Manaus, tanto em termos de geração de empregos, quanto em faturamento", disse Nogueira.

Fonte: JCAM

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