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Elo econômico entre Manaus e Porto velho, BR 319 continua subutilizada

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02/08/2017

Reportagem publicada no portal do Ronaldo Tiradentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prepara um relatório sobre os impactos das obras de pavimentação de parte da BR 319. A rodovia federal liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia, é uma importante rota da economia produzida na Região Norte, principalmente do que sai da Zona Franca.

O processo de asfaltamento do chamado “trecho do meio” está em fase inicial. Enquanto isso, o DNIT elabora os estudos ambientais dessa intervenção. Tão logo eles sejam concluídos e apresentados, o Ibama emite um termo de referência para esse relatório. A partir daí, será avaliada a viabilidade da implantação do pavimento no trecho.

No Congresso Nacional, parlamentares da Região Norte se unem a entidades ambientais para tentar acelerar essa recuperação. Construída ainda na década de 70, a BR 319 demorou muito a passar por manutenção. Se os impactos ambientais devem ser considerados, os econômicos e sociais também despertam preocupação. Deputada federal pelo PP do Amazonas, Conceição Sampaio (PP) diz que é possível dar condições de trafegabilidade à rodovia sem que isso coloque em risco a segurança das tribos indígenas e da fauna amazônica.

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