13/06/2022
O maranhense Raimundo Nonato era auxiliar de serviços gerais e já conquistou duas promoções em apenas três anos.
Egresso da Agência SENAI Elias Benzecry, em Iranduba, município distante 19 quilômetros de Manaus, Raimundo Nonato Batista Azevedo, de 29 anos, colhe os frutos do seu investimento em qualificada.
ação profissional. O ex-auxiliar de serviços gerais, trabalha em uma usina localizada no município de Nova Airão e após realizar diversos cursos, já alcançou duas promoções em apenas três anos.
Nascido em São Pedro da Água Branca, no Maranhão, Raimundo é casado e pai de duas filhas, aos 10 anos foi morar no interior do estado do Pará, onde trabalhou parte da infância e adolescência na lavoura de cacau e estudou até o segundo ano do Ensino Médio. Em 2012, aos 19 anos, convidado por um amigo veio morar em Manaus para trabalhar como ajudante de padeiro. Segundo o egresso, desse emprego surgiu o sonho de ter a própria padaria, o que também o impulsionou a realizar o curso de Confeiteiro e Padeiro pelo SENAI.
Em 2014, já com seu negócio próprio, Raimundo enfrentou alguns percalços após um acidente na instalação elétrica de sua padaria, que inaugurou ao lado da esposa Bianca. Passou então a trabalhar como mecânico de motos, em 2018, o que o levou a fazer o curso de Mecânico de Motor a Diesel, também pelo SENAI.
Pouco tempo depois, em 2019, iniciou seu trabalho na usina termoelétrica como auxiliar de serviço gerais, no município de Novo Airão, terra natal de sua esposa, localizado a 196 quilômetros de distância de Manaus. Este foi seu primeiro emprego de carteira assinada. Desejando capacitar-se cada vez mais, logo partiu em busca de novos conhecimentos que poderiam ajudá-lo a desenvolver-se profissionalmente. Ao todo foram seis cursos realizados pelo SENAI, pois também concluiu o de Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Comandos Elétricos e NR-10.
Aproximadamente um ano depois, o até então auxiliar decidiu participar de um processo seletivo interno para operador mantenedor, etapa em que foi observado o potencial do seu currículo. Raimundo foi aprovado para a vaga. Cerca de oito meses após a mudança de cargo, o ex-aluno do SENAI teve uma nova oportunidade de promoção, agora para a vaga de operador da sala de controle do sistema da termoelétrica. “Nesse tempo eu já tinha feito os cursos de eletricista de comandos elétricos, com o professor José Francisco Dias, pelo SENAI”, ressaltou ele que, por esse motivo, sentiu-se mais preparado para candidatar-se e conquistar a vaga.
A Escola SENAI Elias Benzecry está localizada na estrada Manoel Urbano, km 0, no Distrito do Cacau Pirêra, em Iranduba. É a primeira Agência de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial instalada no interior do Amazonas, completando no próximo mês 27 anos promovendo a iniciação, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento profissional na região.
Fonte: FIEAM