CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Educação para mais indústria

  1. Principal
  2. Notícias

26/07/2022

Antonio Silva

Presidente da FIEAM

E-mail:presidencia@fieam.org.br

A indústria tem tido um papei de destaque para estimular a formação, a qualificação e a inovação no país. São as bases para que a sociedade de informação avance na melhoria da produtividade e da competitividade em um mundo cada vez mais tecnológico, a impor sempre novos desafios que somente a boa formação nos levará a um patamar que almejamos para o setor produtivo brasileiro.

Ao longo de décadas o Sistema Indústria, representado Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem colocado a educação como um dos seus pilares, com iniciativas práticas, que vemos espalhadas por toda a cadeia produtiva. Mas o desafio é grande e não pode ser isolado diante da complexidade das demandas.

O aspecto social imprescindível da educação de base se reflete em todas as atividades humanas, como sabemos. É o elo das famílias para com o futuro mais promissor para os seus filhos e fonte de acumulação de poupança e de riquezas materiais e imateriais que tanto precisamos para criarmos um ambiente propício ã produtividade em larga escala.

Somente assim a indústria poderá atender a demanda agregada tanto do país, quanto dos mercados a que atendemos e pretendemos alcançar.

O desafio é grande e a cada dia temos que apresentar soluções. E assim tem sido feito pelo setor produtivo, em contribuir também para a necessária capacitação dos recursos humanos, sem os quais não poderemos atingir o nível de competitividade que os grandes mercados nos impõe se desejamos ampliar a nossa balança comercial. Este é um caminho sem volta. A interligação do mundo é cada vez mais sólida e tem ajudado no aumento da qualificação dos países que souberem aproveitar essas oportunidades. Temos nichos que se apresentam extremamente capacitados, convivendo com outros que necessitam de maior estímulo. Tudo está a depender do grau de prioridade e dos investimentos que o estado brasileiro necessita alocar para o setor educacional, mas, ressalto, atento a uma boa gestão desses importantes recursos para o equilíbrio da saúde fiscal do país, a exemplo de outras áreas, como a da ciência e tecnologia e da saúde.

O setor produtivo tem contribuído nesse processo, disponibilizando oportunidades de capacitação.

Pelo SENAI Amazonas, por exemplo, é possível acessar cursos on-line e presenciais pagos e gratuitos. Há vagas para cursos de aperfeiçoamento, iniciação e de nível médio em várias áreas profissionais. Para mais informações basta a pessoa interessada acessar o site do Mundo SENAI https://loja.mundosenai.com.br/senainacional/.

Mantendo o foco na educação básica, o SESI Amazonas dispõe, entre várias oportunidades, da Educação de jovens e Adultos, a nova EJA/SESI, com a possibilidade de o aluno realizar até 80% do curso a distância e ainda sair com uma profissão, tendo a oferta flexível como um grande aliado no processo educacional, uma vez que a maioria dos estudantes lida com a dupla jornada de trabalho e estudos. Esse é mais um exemplo do esforço que vem sendo feito pelo Sistema Indústria para a disseminação do conhecimento e inovação imprescindíveis no mundo do trabalho.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House