CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ecossistema de inovação do AM é líder nacional de intensidade tecnológica

  1. Principal
  2. Notícias

05/01/2023

O Índice de Inovação dos Estados de 2022, apurado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), aponta o ecossistema de inovação do Amazonas como o primeiro colocado no ranking nacional de Intensidade Tecnológica, que representa os setores mais intensivos em tecnologia.

O resultado destaca a representatividade das instituições locais de pesquisa, desenvolvimento e inovação e ratifica o trabalho desenvolvido por instituições como a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) no sentido de fortalecer, integrar, desenvolver e transformar o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Amazonas.

O estado supera São Paulo e Santa Catarina, reconhecidamente polos de alta complexidade tecnológica e de maciços investimentos em inovação.

Os dados demonstram, também, que a região apresenta um ambiente propício à inovação, possível a partir de investimentos assertivos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), acúmulo de capital humano, qualificação de profissionais de setores tecnológicos e investimento público em Ciência e Tecnologia (C&T).

O diretor executivo da APDM, Murilo Monteiro, destaca que “o levantamento feito pela FIEC é relevante no sentido de demonstrar que o esforço feito pelos atores locais do ecossistema de inovação tem surtido efeitos positivos nos índices de desenvolvimento humano e tecnológico da região. A representatividade que o Amazonas tem hoje, a partir do avanço do polo de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado, é reflexo de iniciativas que integram a APDM e seus diversos associados, que atuam para desenvolver a região e o país, posicionando o Polo Digital de Manaus entre os mais importantes do Brasil”.

Recursos humanos

O estudo da FIEC traz, ainda, dados referentes à capital humano, fator fundamental para o pleno desenvolvimento do ecossistema de inovação de qualquer região.

Conforme os dados, nota-se que o Amazonas subiu três posições no comparativo com o ano de 2021, saltando da 12º posição para a 9º colocação, sendo o primeiro da Região Norte no ranking nacional.

“Os esforços feitos por todo o ecossistema mostram que estamos no caminho certo, pois temos atraído cada vez mais jovens e profissionais para o ambiente de graduação em inovação, ciências da computação e engenharia da informação, o que reforça o quadro de pessoal do segmento”, reforça Monteiro.

“Somos o estado que mais emprega profissionais de TIC no Brasil, o que confirma o impacto social positivo do segmento local”, complementa o diretor.

Da Redação, com informações da assessoria

Fonte: Real Time 1

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House